Leitura Bíblica: Atos 10:9-29
Versículo-chave: “Mas a voz falou novamente: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou’.” (Atos 10:15 NVT)
Enquanto os enviados de Cornélio se dirigiam para Jope, Pedro – que estava hospedado na casa de Simão – subiu ao terraço da residência em busca de um lugar reservado para orar. Durante esse momento, Pedro teve uma visão:
“Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol ser baixado por suas quatro pontas. No lençol havia toda espécie de animais, répteis e aves. Então uma voz lhe disse: ‘Levante-se, Pedro; mate e coma’.” (Atos 10:11-13 NVT)
O conteúdo do lençol incluía animais que, segundo a lei judaica (Levítico 11), eram considerados impuros e inadequados para consumo. Diante da ordem recebida, Pedro resistiu, afirmando que jamais havia consumido algo que fosse considerado comum ou contaminado.
“Mas a voz falou novamente: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou’.” (Atos 10:15 NVT)
Essa visão revelou a Pedro que a antiga separação entre alimentos “puros” e “impuros”, estabelecida no Antigo Testamento, havia sido abolida. A partir de então, os cristãos de origem judaica poderiam consumir qualquer tipo de alimento sem receio de infringir a lei.
Enquanto Pedro ainda tentava compreender o propósito daquela visão, os homens enviados por Cornélio chegaram, providencialmente, à casa de Simão. Antes que Pedro os visse, o Espírito Santo lhe disse:
“Três homens vieram procurá-lo. Levante-se, desça e vá encontrar-se com eles. Não hesite em acompanhá-los, pois eu os enviei.” (Atos 10:19-20 NVT)
Pedro prontamente obedeceu. Após apresentar-se aos visitantes e oferecer-lhes hospitalidade para passar a noite; no dia seguinte partiu com eles, acompanhado de alguns irmãos de Jope (Atos 11:12).
Ao chegar em Cesareia, Cornélio foi ao encontro de Pedro e prostrou-se em adoração. Contudo, Pedro recusou tal atitude, lembrando ao centurião que ele também era apenas um homem. Da mesma forma, devemos nos lembrar de nossa condição humana sempre que formos honrados, aproveitando essas ocasiões para glorificar a Deus. Pedro venceu seu preconceito em relação aos gentios, compreendendo finalmente o significado da visão que tivera: “Deus me mostrou que não devo mais considerar ninguém impuro ou impróprio” (Atos 10:28 NVT).
No primeiro século, a maior barreira para a propagação do Evangelho era o conflito cultural entre judeus e gentios. A maioria dos primeiros cristãos era de origem judaica, e muitos deles consideravam inconcebível a ideia de se relacionar com gentios. No entanto, Deus ordenou que Pedro levasse a mensagem a um romano, e ele, superando sua formação religiosa, obedeceu sem levantar objeções (Atos 10:29).
Ainda hoje, há pessoas em todas as nações buscando a Deus, esperando ouvir as boas-novas de Cristo. Mas, para isso, alguém precisa anunciá-las. Como poderão encontrar o caminho se ninguém lhes mostrar? Por isso, esteja disposto e não permita que diferenças culturais, geográficas, econômicas, linguísticas ou preconceitos o impeçam de compartilhar a mensagem de Cristo com outras pessoas.