Leia Mateus 5:27,28
“Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
Após abordar o sexto mandamento e suas implicações na vida cotidiana, Jesus direciona Sua atenção para o sétimo mandamento: “Não cometerás adultério” (leia Êxodo 20:14; Deuteronômio 5:18). Os escribas e doutores da lei costumavam restringir a definição de adultério estritamente à infidelidade sexual. No entanto, Jesus expande a compreensão desse pecado para incluir também o olhar lascivo e os pensamentos impuros.
Ao elevar o entendimento sobre o sétimo mandamento, Jesus nos convida a abraçar a pureza sexual não apenas evitando relações sexuais fora do casamento, mas também a pureza nos pensamentos e nas palavras. Embora os seres humanos não possam julgar a intenção por trás de um olhar ou a impureza do coração, Deus, que conhece nossos pensamentos mais íntimos, considera a intenção pecaminosa como se fosse um ato consumado. Alguns podem objetar, argumentando que desejar e agir são coisas distintas. De fato, o desejo e a prática não são idênticos, mas, em termos espirituais, eles são equivalentes:
“Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
O “olhar” a que Jesus se refere não se limita a um simples olhar distraído, mas inclui um olhar fixo, prolongado e carregado de intenções lascivas. Não se trata de uma situação acidental, mas de um ato planejado. Visto que, nossa jornada de peregrinação é uma batalha contínua entre o Espírito e a carne (leia Gálatas 5:17), Jesus dá a seguinte orientação para combater os pecados da impureza:
“Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus 5:29,30)
Essa orientação se desdobra em duas abordagens: em primeiro lugar, uma “cirurgia” espiritual que envolve o controle do corpo para resistir ao pecado; em segundo lugar, uma amputação moral, que envolve deixar de olhar e deixar de manusear. Nesse contexto, não somos chamados a resistir à tentação, mas a “fugir dela” (leia 2 Timóteo 2:22).
É importante lembrar que Jesus não está promovendo a mutilação do corpo, de forma alguma! Mas está sim, enfatizando a necessidade de evitar olhares e toques que possam levar ao pecado. Não devemos permitir que nossos órgãos se tornem uma fonte de escândalo ou tropeço. Porque…
“Ai do mundo por causa dos escândalos! É inevitável que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” (Mateus 18:7)