Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 12:13-17

Versículo-chave: “‘Então deem a César o que pertence a César, e deem a Deus o que pertence a Deus’, disse Ele. Sua resposta os deixou muito admirados.”  (Marcos 12:17 NVT)

Os fariseus, juntamente com os aliados políticos de Herodes, optaram por unir forças com o intuito de “levar Jesus a dizer algo que desse motivo para o prenderem” (Marcos 12:13 NVT). Vale destacar que fariseus e herodianos eram rivais; no entanto, quando se tratou sobre acusar Jesus, aqueles adversários deixaram as diferenças de lado e atuaram em conjunto.

“Disseram: ‘Mestre, sabemos como o senhor é honesto. É imparcial e não demonstra favoritismo. Ensina o caminho de Deus de acordo com a verdade. Agora, diga-nos: É certo pagar impostos a César ou não? Devemos pagar ou não?’.” (Marcos 12:14-15a NVT)

Note o tom de falsidade nessas palavras. É necessário ter muito cuidado com a bajulação, pois “as pessoas podem encobrir o ódio com palavras agradáveis, mas isso não passa de engano. A língua mentirosa odeia suas vítimas; palavras bajuladoras causam ruína” (Provérbios 26:24,28 NVT). Estejamos vigilantes!

Jesus, que conhecia bem a hipocrisia deles, não se deixou iludir. Com firmeza, Ele denunciou a intenção maliciosa por trás daquela abordagem:

“Jesus percebeu a hipocrisia deles e disse: ‘Por que vocês tentam me apanhar numa armadilha? Mostrem-me uma moeda de prata, e eu lhes direi’.” (Marcos 12:15 NVT)

Caso Jesus afirmasse que sim, que os impostos deveriam ser pagos, os fariseus o acusariam diante dos líderes judeus como alguém submisso e conivente ao domínio de Roma. Mas, se Ele dissesse que não se devia pagar, os herodianos teriam base para denunciá-lo às autoridades romanas como um agitador contra o governo.

“Quando lhe deram a moeda, Ele disse: ‘De quem são a imagem e o título nela gravados?’. ‘De César’, responderam.” (Marcos 12:16 NVT)

Com sabedoria, Jesus estruturou Sua resposta de forma que os próprios acusadores fossem levados a admitir a verdade. Eles confessaram que a moeda era de origem romana, marcada com o rosto do imperador. Logo, se o dinheiro pertencia a César, era justo devolvê-lo a ele:

“‘Então deem a César o que pertence a César, e deem a Deus o que pertence a Deus’, disse Ele.” (Marcos 12:17 NVT)

Em outras palavras Jesus orientou que aqueles homens não se esquivassem de seus deveres civis, mas também não ignorassem suas obrigações espirituais. Ele mostrou que os fariseus deveriam cumprir com os tributos exigidos por César, ao passo que os herodianos precisavam lembrar de se dedicar com seriedade a Deus.

Jesus reconhece que a autoridade civil possui legitimidade, ainda que não seja absoluta, e destaca que isso não elimina o compromisso espiritual do ser humano com o Criador. As autoridades humanas são designadas por Deus para promover o bem-estar da sociedade. Por isso, mesmo que um líder não seja digno de honra pessoal, sua posição deve ser respeitada. Criticar ou amaldiçoar as instituições humanas não é uma atitude cristã!

“Portanto, sujeitem-se a elas, não apenas para evitar a punição, mas também para manter a consciência limpa. É por esse motivo também que vocês pagam impostos, pois as autoridades estão a serviço de Deus no trabalho que realizam. Deem a cada um o que lhe é devido: paguem os impostos e tributos àqueles que os recolhem e honrem e respeitem as autoridades.” (Romanos 13:5-7 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!