Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 17:18-29

Versículo-chave: “Enquanto andava pela cidade, reparei em seus diversos altares. Um deles trazia a seguinte inscrição: ‘Ao Deus Desconhecido’. Esse Deus que vocês adoram sem conhecer é exatamente aquele de que lhes falo.” (Atos 17:23 NVT)

Depois de debater com filósofos e ser rotulado como uma tagarela e pregador de deuses estranhos (Atos 17:18), Paulo foi conduzido ao Areópago, um local renomado na Grécia antiga, onde se reunia o conselho principal da cidade. Nesse cenário, ele aproveitou a existência de um altar dedicado Ao Deus desconhecido” para anunciar o Evangelho aos atenienses.

Percorrendo a cidade, Paulo observou atentamente os objetos usados ​​no culto religioso e encontrou esse altar específico. Com sabedoria, ele proclamou:

“Homens de Atenas, vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, enquanto andava pela cidade, reparei em seus diversos altares. Um deles trazia a seguinte inscrição: ‘Ao Deus Desconhecido’.” (Atos 17:22,23 NVT)

Os habitantes de Atenas ergueram altares para deuses que desconheciam, na tentativa de garantir o favor de todos eles e não desagradar nenhuma divindade. Diante disso, Paulo discerniu que no coração daquela cidade existia um desejo profundo por um conhecimento maior sobre o divino. Com discernimento, ele afirmou que, de fato, havia um Deus a quem os atenienses prestavam culto sem conhecê-lo plenamente. E então declarou: Esse Deus que vocês adoram sem conhecer é exatamente aquele de que lhes falo”.

Enquanto aos judeus Paulo pregava com base nas Escrituras do Antigo Testamento, aos gentios ele anunciava a verdade de Deus a partir da criação. O Deus que era um mistério para os gregos agora foi revelado por meio da pregação do apóstolo. Esse Deus não apenas criou todas as coisas, mas também sustenta o universo com Seu poder e Sua soberania (Atos 17:24-26). Além de ser o Criador e Sustentador, Ele também se relaciona pessoalmente com a humanidade (Atos 17:27).

Ao recorrer à graça comum – a maneira como todas as nações expressam, ainda que de forma limitada, sua busca pelo Criador –, Paulo citou um poeta grego e reinterpretou suas palavras à luz do Evangelho: “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Como disseram alguns de seus próprios poetas: ‘Somos descendência dele’” (Atos 17:28 NVT).

Entretanto, o verdadeiro Deus não pode ser limitado a imagens feitas de ouro, prata ou pedra, moldadas por mãos humanas (Atos 17:29 NVT). Ele se manifesta em todas as culturas e lugares, revelando-se como o Deus perfeito em verdade, amor, justiça e paz. Sua justiça, porém, não é exigida apenas por mandamentos ou leis, mas se personifica em Cristo, o Verbo encarnado! (João 1:14)

Dessa forma, ao refletirmos sobre a pregação de Paulo aos atenienses, somos lembrados de que quanto mais conhecemos a Deus, mais nos rendemos em adoração a Ele. Essa verdadeira adoração ao Senhor nos liberta do ego, nos livra dos ídolos que tentam ocupar o trono do nosso coração e nos transforma à imagem de Seu Filho, Jesus Cristo.

Reflita: Você realmente conhece o Deus a quem afirma adorar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!