Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 5:1-2

Versículo-chave: “Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 5:2 NVT)

No capítulo 4, refletimos sobre o viver em santidade: analisando o velho homem, suas inclinações e hábitos; e o novo homem, sua essência e comportamento – observando como ele deve conduzir sua vida à luz da salvação que Deus nos concedeu gratuitamente. No capítulo 5, aprofundaremos na exposição de Paulo sobre o viver em amor. Para tanto, é imprescindível caminhar em santidade (Efésios 4:17-32), vivendo de acordo com a nova natureza em Cristo.

Embora o substantivo “amor” traduza a palavra grega “ágape” (afeição), neste contexto se relaciona à santificação. Em Efésios 5:1, Paulo instrui:

“Portanto, como filhos amados de Deus, imitem-no em tudo que fizerem.”

Ou seja, o amor de Deus é a origem da santificação. A ideia bíblica de santificação é a de separação. No Antigo Testamento, quando algo ou alguém era santificado, significava que estava separado para ser usado por Deus com um propósito específico, essa é a essência da santificação. Por isso, como “filhos amados de Deus”, fomos santificados (separados) para uso exclusivo dEle. À medida que avançamos em santidade nossa vida se torna cada vez mais marcada pela comunhão com Ele.

“Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 5:2 NVT)

O cristão genuíno, justificado em Cristo, não encontra satisfação em contendas, preconceitos ou discriminações contra seus irmãos. Este era um problema presente na igreja de Éfeso. Paulo, em Efésios 2:11, exorta os crentes a permanecerem unidos, pois o mistério de Cristo revela que judeus e gentios formam um só corpo. A verdadeira comunhão cristã exige unidade: é impossível estar em comunhão com Deus enquanto a igreja se divide internamente. Por isso, Paulo adverte: “vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo”.

Imitar a Deus é seguir o exemplo de Jesus. Cristo é a revelação perfeita de Deus e o nosso modelo sobre como amar. O texto destaca que Cristo “nos amou”, entregando-se a si mesmo como oferta e sacrifício a Deus. Isso mostra que o amor a Deus motivou o sacrifício de Cristo, que foi aceito “como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”.

O “aroma” de um sacrifício tinha relevância para Deus desde o Antigo Testamento (Gênesis 8:21; Levítico 1:9,13; 2:2; 23:18). Sua importância não está no cheiro em si, mas no significado: a expiação substitutiva pelo pecado. O Novo Testamento revela Cristo como o sacrifício final e definitivo pelo pecado, sendo Ele o único capaz de oferecer um sacrifício de aroma eternamente agradável a Deus. Portanto, o amor cristão é sacrificial: assim como Cristo entregou sua vida por nós, “também devemos dar nossa vida por nossos irmãos” (1 João 3:16 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!