Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 5:1-2

Versículo-chave: “Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 5:2 NVT)

No capítulo 4, refletimos sobre o viver em santidade: analisando o velho homem, suas inclinações e hábitos; e o novo homem, sua essência e comportamento – observando como ele deve conduzir sua vida à luz da salvação que Deus nos concedeu gratuitamente. No capítulo 5, aprofundaremos na exposição de Paulo sobre o viver em amor. Para tanto, é imprescindível caminhar em santidade (Efésios 4:17-32), vivendo de acordo com a nova natureza em Cristo.

Embora o substantivo “amor” traduza a palavra grega “ágape” (afeição), neste contexto se relaciona à santificação. Em Efésios 5:1, Paulo instrui:

“Portanto, como filhos amados de Deus, imitem-no em tudo que fizerem.”

Ou seja, o amor de Deus é a origem da santificação. A ideia bíblica de santificação é a de separação. No Antigo Testamento, quando algo ou alguém era santificado, significava que estava separado para ser usado por Deus com um propósito específico, essa é a essência da santificação. Por isso, como “filhos amados de Deus”, fomos santificados (separados) para uso exclusivo dEle. À medida que avançamos em santidade nossa vida se torna cada vez mais marcada pela comunhão com Ele.

“Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 5:2 NVT)

O cristão genuíno, justificado em Cristo, não encontra satisfação em contendas, preconceitos ou discriminações contra seus irmãos. Este era um problema presente na igreja de Éfeso. Paulo, em Efésios 2:11, exorta os crentes a permanecerem unidos, pois o mistério de Cristo revela que judeus e gentios formam um só corpo. A verdadeira comunhão cristã exige unidade: é impossível estar em comunhão com Deus enquanto a igreja se divide internamente. Por isso, Paulo adverte: “vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo”.

Imitar a Deus é seguir o exemplo de Jesus. Cristo é a revelação perfeita de Deus e o nosso modelo sobre como amar. O texto destaca que Cristo “nos amou”, entregando-se a si mesmo como oferta e sacrifício a Deus. Isso mostra que o amor a Deus motivou o sacrifício de Cristo, que foi aceito “como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”.

O “aroma” de um sacrifício tinha relevância para Deus desde o Antigo Testamento (Gênesis 8:21; Levítico 1:9,13; 2:2; 23:18). Sua importância não está no cheiro em si, mas no significado: a expiação substitutiva pelo pecado. O Novo Testamento revela Cristo como o sacrifício final e definitivo pelo pecado, sendo Ele o único capaz de oferecer um sacrifício de aroma eternamente agradável a Deus. Portanto, o amor cristão é sacrificial: assim como Cristo entregou sua vida por nós, “também devemos dar nossa vida por nossos irmãos” (1 João 3:16 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!