Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 6:13-17

Versículo-chave: “Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes. (Efésios 6:13 NVT)

O imperativo, vistam toda a armadura de Deus”, deixa evidente que essa armadura pertence ao próprio Deus. O termo descreve o equipamento completo de um soldado, preparado da cabeça aos pés, para defender-se contra as estratégias enganosas do diabo, nosso adversário. Este soldado está situado em território já conquistado – porque o seu Comandante, o Senhor Jesus Cristo, triunfou sobre o pecado, a morte e Satanás; mas, como ainda está sob ataques, este soldado precisa usar a armadura para resistir ao inimigo no tempo do mal e então, depois da batalha, continuar de pé e firme”. Portanto, cada parte dessa armadura representa o que Cristo conquistou na cruz:

A primeira parte mencionada é o “cinto da verdade” (Efésios 6:14 NVT), que simboliza a veracidade do Evangelho. Na vestimenta de um soldado romano, o cinto sustentava toda a estrutura da armadura e mantinha as armas em posição. Do mesmo modo, a verdade dá firmeza à vida do discípulo de Cristo. Quem anda em falsidade e engano expõe-se às artimanhas do maligno, mas quem conhece a verdade do Evangelho é resguardado de mentiras, distorções e falsos ensinos.

A segunda peça é a “couraça da justiça” (Efésios 6:14 NVT). Esse peitoral do soldado protegia órgãos essenciais, como o coração e os pulmões. No âmbito espiritual, é a justiça proveniente de Deus que guarda o coração do crente. Essa justiça não é mérito humano, mas dom recebido pela fé em Cristo, aquele que “foi entregue à morte por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para que fôssemos declarados justos diante de Deus” (Romanos 4:25 NVT).

Nos pés, o cristão deve calçar-se com “a paz das boas-novas” (Efésios 6:15 NVT). Os calçados militares romanos eram sandálias firmes, feitas de couro grosso, que protegiam contra pedras afiadas e garantiam estabilidade em marcha. Para Paulo, o anúncio do Evangelho é o que dá firmeza e proteção ao discípulo de Jesus.

Outro elemento é “o escudo da fé” (Efésios 6:15 NVT) indispensável para a defesa. Os soldados romanos usavam escudos grandes para se proteger de flechas incendiárias. Espiritualmente, ter fé é confiar que Deus tem o poder de nos proteger e livrar das armadilhas do inimigo, tais como mentiras, maus pensamentos, desejos vingativos, e todas as formas de tentações. Caso estes dardos não sejam apagados, inevitavelmente, inflamarão dentro de nós.

A próxima peça citada por Paulo é “a salvação como capacete” (Efésios 5:17 NVT). O capacete protegia a cabeça do soldado e, espiritualmente, a segurança da salvação guarda a mente do cristão. Muitos são assolados por acusações, culpas e incertezas, mas aqueles que têm convicção de que pertencem a Deus e que sua salvação está assegurada em Cristo permanecem firmes.

Por fim, Paulo menciona a “espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Efésios 6:17 NVT). Longe de ser uma arma de ataque, a espada, assim como o restante da armadura, é instrumento de defesa. Na prática, ela corresponde à passagem bíblica que precisamos usar em situações específicas. Para empunhá-la, é necessário conhecê-la e manuseá-la bem (2 Timóteo 2:15). Quando a Escritura não estiver em nossas mãos, ela deve estar gravada em nossa mente e coração. Porém, se não dedicarmos tempo ao estudo e meditação da Palavra, como seremos capazes de memorizá-la? E, se não memorizarmos, como a usaremos em meio à luta?

Portanto, a armadura de Deus é um convite a uma vida de vigilância e obediência, para que possamos resistir nos dias de provação e, após a batalha, permanecermos firmes no Senhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!