Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 2:18-24

Versículo-chave: “Quanta insensatez! Vocês não entendem que a fé sem as obras é inútil?” (Tiago 2:20 NVT)

Ao fazer uma leitura superficial do versículo de hoje, pode parecer, de forma equivocada, que Tiago está se opondo ao ensino do apóstolo Paulo. Contudo, é indispensável entender que não há contradição entre eles. Sugerir que a instrução de Tiago acerca de fé e obras se choca com o que Paulo escreveu seria o mesmo que afirmar que a própria Escritura é incoerente — o que é uma ideia enganosa e incorreta. Afinal, “toda a Escritura é inspirada por Deus” (2Timóteo 3:16 NVT).

É verdade que Paulo declara: “somos declarados justos por meio da fé, e não pela obediência à lei” (Romanos 3:28 NVT). Por outro lado, Tiago afirma que “somos declarados justos pelo que fazemos, e não apenas pela fé” (Tiago 2:24 NVT). Porém, quando reconhecemos que ambos escreveram sob a direção do Espírito Santo, percebemos que cada um aborda situações distintas. Para harmonizar os ensinos de Paulo e Tiago, é essencial observar os termos “justificar” e “fé” a partir de diferentes perspectivas.

Na carta aos Romanos, Paulo destaca a grandiosa promessa feita por Deus ao patriarca Abraão, que “creu no Senhor, e assim foi considerado justo” (Gênesis 15:6 NVT). Ele evidencia que a justiça de Abraão foi resultado de sua confiança em Deus, e não de suas obras:

“Pois as Escrituras dizem: ‘Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo’. O salário daquele que trabalha não é um presente, mas um direito. Contudo, ninguém é considerado justo com base em seu trabalho, mas sim por meio de sua fé em Deus, que declara justos os pecadores.” (Romanos 4:3-5 NVT)

Tiago, por sua vez, escreve direcionando-se aos cristãos dispersos, que professavam ter fé, mas não revelavam mudança prática em suas vidas por meio da salvação em Cristo. Por isso ele questiona: “De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém?” (Tiago 2:14 NVT).

O ponto central de Tiago é que a fé genuína, aquela concedida por Deus, se expressa naturalmente em ações concretas. Ele não apenas reforça que a fé sem as obras é inútil”, como também cita o exemplo de Abraão — assim como Paulo:

 “Não lembram que nosso antepassado Abraão foi declarado justo por suas ações quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Como veem, sua fé e suas ações atuaram juntas e, assim, as ações tornaram a fé completa. E aconteceu exatamente como as Escrituras dizem: ‘Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo’.” Ele até foi chamado amigo de Deus! Vejam que somos declarados justos pelo que fazemos, e não apenas pela fé.” (Tiago 2:21-24 NVT; Isaías 41:8)

Portanto, Tiago reforça que Abraão realmente confiou em Deus, sendo justificado por Ele. Entretanto, foi através de sua obediência que ele demonstrou a veracidade dessa fé.

Reflita: Você tem demonstrado ao mundo, por meio de suas atitudes, a realidade de uma fé viva em Cristo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!