Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

Leia Mateus 5:33,34

“Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis.”

Com base nestes dois versículos, parece que Jesus está declarando que todos os juramentos são pecaminosos e que não devemos fazer juramentos em quaisquer situações. No entanto, ao invés de proibir completamente todas as formas de juramento, Cristo, na verdade, estava instruindo e exigindo juramentos legítimos, em conformidade com o terceiro mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão(leia Êxodo 20:7; Levítico 19:12; Deuteronômio 5:11).

Antes de avançarmos, é importante lembrar que Jesus deixou claro que não veio para abolir a Lei ou os Profetas (leia Mateus 5:17). No Sermão do Monte, Ele não anulou os mandamentos previamente dados por Seu Pai, mas os reafirmou e defendeu contra a interpretação distorcida dos escribas e fariseus, que “querendo ser mestres da Lei, não entendiam nem o que diziam nem o que afirmavam” (1 Timóteo 1:7).

Os escribas e fariseus, de acordo com a tradição, haviam desenvolvido um conjunto de juramentos um tanto contraditório. Por exemplo, se alguém dissesse “eu juro pelo ouro do Templo de Jerusalém”, isso era considerado um juramento que vinculava a pessoa que o “quebrasse” à obrigação; no entanto, se dissesse simplesmente “eu juro pelo Templo de Jerusalém”, o juramento poderia ser quebrado. Jesus criticou fortemente esse sistema, demonstrando sua contradição interna: como o Templo poderia ser menos importante que o ouro do Templo, tornando um juramento pelo Templo inválido e um juramento pelo ouro do Templo válido? (leia Mateus 23:16-19)

Por este motivo, Jesus declarou:

“Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.” (Mateus 5:33-36)

Lembre-se: Jesus não estava proibindo os juramentos legítimos que eram permitidos no Antigo Testamento. Ele estava denunciando as formas ilícitas de juramento que os escribas e fariseus praticavam e ensinavam: juramentos “pelo céu, pela terra, por Jerusalém, pela própria cabeça”.

Portanto, não se trata de uma proibição de todo e qualquer juramento, uma vez que a Lei de Deus ordena jurar pelo nome de Deus e proíbe jurar falsamente pelo nome dEle (leia Levítico 19:11-12; Deuteronômio 6:13). Os escribas e fariseus, para evitar o juramento falso pelo nome de Deus, faziam juramentos paralelos, à parte da Lei, o que era igualmente errôneo e pecaminoso porque, além de proibir formas alternativas de juramento, a Lei também condena o falso juramento!

“Seja, porém, o vosso falar: ‘Sim, sim; não, não’; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus 5:37)

Em um mundo repleto de falsidade, ambiguidade e palavras enganosas, a advertência de Jesus é extremamente relevante. Isso não significa que devemos nos limitar a usar apenas “Sim, sim; Não, não” em nossa comunicação, mas que nossas palavras devem ser honestas, claras e diretas; sem ambiguidade, mentira ou falsidade. Quando dissermos sim, deve ser sim; quando dissermos não, deve ser não. Qualquer coisa além disso é enganoso e, portanto, “de procedência maligna”.

Vigiemos, pois, para não tomar o nome de Deus em vão e nem usar de falsidade uns com os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Culto de Oração

Oração pela Volta às Aulas!

Reunião com Pais de Adolescentes

“Comunicação entre Pais e Filhos”

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!