Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 2:25-26

Versículo-chave: “Assim como o corpo sem fôlego está morto, também a fé sem obras está morta.” (Tiago 2:26 NVT)

Tiago prossegue ressaltando o valor da fé unida à prática, destacando que todo cristão precisa evidenciar sua crença por meio de ações concretas, assim como fez Abraão. Para reforçar seu ensino, Tiago também menciona o exemplo de Raabe:

“Raabe, a prostituta, é outro exemplo. Ela foi declarada justa por causa de suas ações quando escondeu os mensageiros e os fez sair em segurança por um caminho diferente.” (Tiago 2:25 NVT)

Do mesmo modo que Abraão, Raabe creu e agiu. Ela confiou que o Senhor era soberano e entregaria a terra de Canaã ao povo de Israel, inclusive a cidade de Jericó. Sua fé não ficou apenas em palavras, mas foi traduzida em atos que correspondiam à sua confiança (Josué 2:11; Hebreus 11:31).

Agora, imagine se, como o exemplo citado em Tiago 2:15-17, Raabe tivesse se limitado a abençoar os espias israelitas, sem lhes oferecer ajuda prática. Eles poderiam ter sido capturados e mortos pelo rei de Jericó — ou Deus poderia tê-los livrado de outra maneira. De todo modo, Raabe e sua família teriam perecido em Jericó, como resultado de uma fé inútil.

“Assim como o corpo sem fôlego está morto, também a fé sem obras está morta.” (Tiago 2:26 NVT)

Tiago faz uma comparação entre o corpo humano e a fé: assim como o fôlego sustenta o corpo, as obras sustentam a fé. Em outras palavras, sem prática, a fé até existe, mas “está morta”. Por exemplo, cuidar e suprir as necessidades do próximo deve ser resultado da nossa confiança no mandamento bíblico de amar ao próximo como a nós mesmos — e não o inverso.

A Parábola do Samaritano reforça esse elo entre fé e prática — exatamente como Tiago ensina. Após ser questionado por um intérprete da lei a respeito de “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:29 NVT), Jesus respondeu mostrando que o próximo não é definido por conveniência, religião ou afinidade, mas pela urgência da necessidade.

Na parábola (Lucas 10:30-37), um homem foi atacado e deixado quase morto à beira do caminho. O sacerdote e o levita — homens religiosos — ignoraram a situação, atravessando para o outro lado. Já o samaritano, considerado inimigo pelos judeus, demonstrou compaixão: cuidou das feridas do homem e garantiu-lhe provisão.

Portanto, o próximo pode ser alguém totalmente distinto de nós, até mesmo um adversário. Amar a Deus de todo o coração e amar ao próximo como a nós mesmos não pode permanecer apenas em teoria, precisa ser expresso em atitudes reais. Não porque as obras sejam o meio de alcançar a vida eterna, mas porque a fé genuína, concedida pela graça, sempre se revela em boas obras. Uma fé sem frutos é morta; porém, se for verdadeira, inevitavelmente se manifestará em amor ativo e obediência.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!