Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 5:18-21

Versículo-chave: “Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito.” (Efésios 5:18 NVT)

Assim como já observamos anteriormente, o insensato é aquele que, ao invés de remir o tempo, se deixa dominar pelas circunstâncias. Em contrapartida, o sábio busca discernir a vontade do Senhor, tanto no que diz respeito ao viver diário, quanto na compreensão do Seu propósito e princípios para a vida.

Em Efésios 5:18, encontramos outra exortação para andarmos em sabedoria:

 “Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole.”

Nos cultos pagãos em Éfeso, o vinho estava vinculado à bebedeira, idolatria e impureza moral. O mandamento “não se embriaguem” evidencia não apenas o perigo e o prejuízo desse vício, mas também estabelece um contraste entre a forma de vida mundana e a maneira de viver segundo a vontade de Deus.

Também é interessante ressaltar que logo após dizer “não se embriaguem com vinho”, Paulo expõe o motivo: “pois ele os levará ao descontrole”. A palavra “descontrole” indica um comportamento dissoluto (desequilibrado, excessivo), que inclui as ideias de “contenda” e “desperdício de vida”. Por essa razão, Paulo estabelece um contraste:

“Em vez disso, sejam cheios do Espírito.” (Efésios 5:18 NVT)

Mas, se já fomos selados definitivamente pelo Espírito Santo (Efésios 1:13-14), como compreender a ordem “sejam cheios do Espírito”? Sim, os cristãos foram selados pelo Espírito Santo de forma definitiva. Contudo, diariamente precisam experimentar a ação desse mesmo Espírito dominando e conduzindo todas as áreas de sua vida. Isso significa que a exortação “sejam cheios do Espírito” não descreve um evento isolado na caminhada cristã, mas uma experiência constante. Como?

“…cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando o Senhor de coração com música.” (Efésios 5:19 NVT)

Os salmos, entoados desde a peregrinação de Israel no deserto, exaltam as maravilhas do Senhor. O apóstolo orienta a igreja a cultivar diálogos que fortaleçam a fé, promovam o amor, perdão e edificação (Efésios 4:29; 5:3-4). Mas também a cantar entre si “hinos e cânticos espirituais”.

A adoração genuína é um dos meios pelos quais somos cheios do Espírito. Se cantarmos distraídos, preocupados apenas com melodia ou instrumentos, desperdiçamos a ocasião de adorar de modo adequado. Quando, porém, deixamos de lado as preocupações exteriores e nos concentramos em glorificar a majestade de Deus, louvando-O de coração, somos realmente cheios do Espírito Santo.

“Por tudo deem graças a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Efésios 5:20 NVT)

Aqui vemos outro caminho para sermos cheios do Espírito Santo: a gratidão. Reconhecer a Deus por tudo o que Ele realizou por meio de Seu Filho nos conduz à gratidão. O coração grato elimina a amargura, a raiva, o rancor, a indiferença e a frieza. Já a ingratidão aprisiona a pessoa em lamentos, queixas e pensamentos sombrios. Quem é cheio do Espírito é alegre, grato e capaz de encorajar e edificar outros. A gratidão não significa ignorar as adversidades, mas enxergar o cuidado de Deus em todas as circunstâncias.

Portanto, o cristão cheio do Espírito Santo é alguém comprometido com Palavra, que não se embriaga com vinho e que preza pela edificação mútua dentro do Corpo de Cristo. O cristão cheio do Espírito é dedicado à adoração verdadeira, tem o coração grato e disposição para ser submisso “aos outros por temor a Cristo” (Efésios 5:21 NVT).

Reflita: você é um cristão cheio do Espírito Santo?
💭

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!