Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 9:20-31

Versículo-chave: “Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como Saulo tinha visto o Senhor no caminho para Damasco e como Ele lhe havia falado. Contou também que, em Damasco, Saulo havia pregado corajosamente em nome de Jesus.” (Atos 9:27 NVT)

Lucas destaca que Saulo, ao se converter e ser chamado para ser uma testemunha de Jesus Cristo, imediatamente iniciou sua missão. Ele se uniu aos cristãos de Damasco e passou a proclamar a mensagem de Cristo aos judeus incrédulos (Atos 9:19,20). Contudo, não demorou muito para que sua pregação gerasse resistência:

“A pregação de Saulo tornou-se cada vez mais poderosa, pois ele deixava os judeus de Damasco perplexos, provando que Jesus é o Cristo. Depois de certo tempo, alguns judeus conspiraram para matá-lo.” (Atos 9:22-23 NVT)

Ele passou a ser vigiado, mas os planos homicidas dos judeus foram frustrados, pois Saulo conseguiu escapar sendo baixado em um grande cesto. Essa fuga lembra o episódio dos espias escapando de Jericó (Josué 2:15) e a fuga de Davi diante da ira do rei Saul (1 Samuel 19:11-12). Mesmo enfrentando tamanha pressão e adversidade, Saulo permanece firme em sua missão, pois sabia quem o havia chamado.

Chegando a Jerusalém, Saulo tentou se integrar ao grupo de discípulos, mas foi rejeitado inicialmente, pois eles temiam e não acreditavam em sua conversão. Contudo, a desconfiança dos discípulos foi dissipada quando Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como Saulo tinha visto o Senhor no caminho para Damasco e como Ele lhe havia falado. Contou também que, em Damasco, Saulo havia pregado corajosamente em nome de Jesus” (Atos 9:27 NVT).

A postura de Barnabé nos ensina que apresentar novos convertidos à comunidade de fé é uma tarefa importante que devemos estar prontos para realizar sempre que tivermos oportunidade.

É impressionante perceber como o mesmo Saulo, que antes buscava ordens para perseguir e matar cristãos, tornou-se um destemido defensor da fé. Tamanha era sua ousadia que, assim como ocorreu com Estêvão, os gregos, incapazes de refutar seus argumentos, também planejaram matá-lo (Atos 6:10). Diante disso, os irmãos, buscando protegê-lo, o conduziram a Cesareia e, posteriormente, enviaram-no a Tarso (Atos 9:30 NVT).

A igreja, por vezes, cresce em meio às adversidades; em outros momentos, é a paz que contribui para o seu crescimento. Apesar da oposição contra Saulo, a perseguição ativa à igreja cessou temporariamente com sua saída de cena, proporcionando um período de tranquilidade. Portanto, seja qual for a circunstância, é essencial que, à semelhança da Igreja Primitiva, busquemos ser fortalecidos no temor do Senhor e, com o encorajamento do Espírito Santo, nos empenhemos em refletir cada vez mais a imagem de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!