Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Devocionais IBEC

Leia Efésios 5:15,16

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”

Como mencionado previamente, o impacto do Evangelho na cidade de Éfeso foi extraordinário. A influência da Palavra não se limitou apenas à espiritualidade, ela permeou sua cultura e economia, visto que o templo dedicado à deusa Diana – considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo – impulsionava a prosperidade dos ourives e, consequentemente, da própria cidade por meio da venda de imagens de prata. Essa situação inevitavelmente gerou uma crise.

Muitos cidadãos de Éfeso renderam-se a Cristo, e a cidade foi profundamente “bombardeada” pelo Evangelho, ao ponto de “muitos dos que creram vinham confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras” voluntariamente (Atos 19:18).  E, “a Palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (Atos 19:20).

Entretanto, em algum momento, o impacto inicial causado pelo Evangelho começou a esmorecer nos corações dos cristãos efésios. Eles se tornaram frios na fé e se esqueceram do propósito para o qual foram chamados, e esta é a ênfase da carta posteriormente escrita por Paulo – lembrando que a carta aos efésios é uma das “cartas da prisão”, assim como Filipenses, Colossenses e Filemom.

A perspectiva eterna parecia ter perdido seu brilho na vida dos cristãos efésios. Assim, Paulo orava para que os olhos do entendimento deles fossem iluminados (leia Efésios 1:18-19). Eles precisavam ser reavivados pela esperança do futuro, pois estavam vivendo apenas para o presente. O apóstolo procurava lembrar esses irmãos de como eram antes de se entregarem a Cristo, a fim de que permanecessem alertas em relação às suas vidas: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”

A proposta de Paulo é mais do que simplesmente abandonar a ignorância; mas seguir a sabedoria transformadora do Evangelho. Ele faz questão de destacar, repetidamente, como os efésios viviam antes de receberem o Evangelho, perceba que a palavra outrora aparece algumas vezes ao longo da carta: Outrora, os efésios seguiam o curso deste mundo (leia Efésios 2:1-2). Outrora, os efésios andavam segundo as inclinações da carne (leia Efésios 2:3). Outrora, os efésios eram estranhos às alianças da promessa (leia Efésios 2:10-12). Outrora, os efésios viviam nas trevas (leia Efésios 5:8).

Você se identifica com esta realidade de esfriamento? Tem tido saudosas e nostálgicas lembranças dos tempos iniciais da sua caminhada com Cristo? Pode ser que pense: “Como era bom aquele tempo!”, no entanto, hoje, você se encontra distante da Palavra de Deus. Talvez frequente os cultos, mas tudo não passa de aparência, pois, assim como os efésios, seu fervor esfriou ao longo do caminho. O que fazer diante dessa situação?

“Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras” (Apocalipse 2:4).

Este é o maravilhoso convite de Deus: arrependimento! Reflita sobre isto e, sobretudo, abandone a paralisia espiritual e volte práticas que, antes, caracterizavam sua fé. Se for preciso, peça ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!