Leia Efésios 5:15,16
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”
Como mencionado previamente, o impacto do Evangelho na cidade de Éfeso foi extraordinário. A influência da Palavra não se limitou apenas à espiritualidade, ela permeou sua cultura e economia, visto que o templo dedicado à deusa Diana – considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo – impulsionava a prosperidade dos ourives e, consequentemente, da própria cidade por meio da venda de imagens de prata. Essa situação inevitavelmente gerou uma crise.
Muitos cidadãos de Éfeso renderam-se a Cristo, e a cidade foi profundamente “bombardeada” pelo Evangelho, ao ponto de “muitos dos que creram vinham confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras” voluntariamente (Atos 19:18). E, “a Palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (Atos 19:20).
Entretanto, em algum momento, o impacto inicial causado pelo Evangelho começou a esmorecer nos corações dos cristãos efésios. Eles se tornaram frios na fé e se esqueceram do propósito para o qual foram chamados, e esta é a ênfase da carta posteriormente escrita por Paulo – lembrando que a carta aos efésios é uma das “cartas da prisão”, assim como Filipenses, Colossenses e Filemom.
A perspectiva eterna parecia ter perdido seu brilho na vida dos cristãos efésios. Assim, Paulo orava para que os olhos do entendimento deles fossem iluminados (leia Efésios 1:18-19). Eles precisavam ser reavivados pela esperança do futuro, pois estavam vivendo apenas para o presente. O apóstolo procurava lembrar esses irmãos de como eram antes de se entregarem a Cristo, a fim de que permanecessem alertas em relação às suas vidas: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”
A proposta de Paulo é mais do que simplesmente abandonar a ignorância; mas seguir a sabedoria transformadora do Evangelho. Ele faz questão de destacar, repetidamente, como os efésios viviam antes de receberem o Evangelho, perceba que a palavra outrora aparece algumas vezes ao longo da carta: Outrora, os efésios seguiam o curso deste mundo (leia Efésios 2:1-2). Outrora, os efésios andavam segundo as inclinações da carne (leia Efésios 2:3). Outrora, os efésios eram estranhos às alianças da promessa (leia Efésios 2:10-12). Outrora, os efésios viviam nas trevas (leia Efésios 5:8).
Você se identifica com esta realidade de esfriamento? Tem tido saudosas e nostálgicas lembranças dos tempos iniciais da sua caminhada com Cristo? Pode ser que pense: “Como era bom aquele tempo!”, no entanto, hoje, você se encontra distante da Palavra de Deus. Talvez frequente os cultos, mas tudo não passa de aparência, pois, assim como os efésios, seu fervor esfriou ao longo do caminho. O que fazer diante dessa situação?
“Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras” (Apocalipse 2:4).
Este é o maravilhoso convite de Deus: arrependimento! Reflita sobre isto e, sobretudo, abandone a paralisia espiritual e volte práticas que, antes, caracterizavam sua fé. Se for preciso, peça ajuda!