Leitura Bíblica: Atos 11:1-19
Versículo-chave: “E, uma vez que Deus deu a esses gentios a mesma dádiva que concedeu a nós quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para me opor a Deus?” (Atos 11:17 NVT)
Ao regressar a Jerusalém, Pedro foi alvo de críticas por parte dos apóstolos e de outros discípulos, algo que ele já esperava. Contudo, ao explicar como Deus o conduziu até a casa de Cornélio e declarar “quem era eu para me opor a Deus?” (Atos 11:17 NVT), aqueles que o haviam criticado louvaram a Deus e afirmaram:
“Vemos que Deus deu aos gentios o mesmo privilégio de se arrepender e receber a vida eterna!” (Atos 11:18 NVT)
Essa perspectiva parecia completamente nova para eles, pois até então acreditavam que a salvação era destinada exclusivamente aos judeus. Apesar disso, o sentimento de nacionalismo judaico ainda predominava no coração de alguns discípulos:
“Enquanto isso, os discípulos que haviam sido dispersos na perseguição depois da morte de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia da Síria. Pregaram a palavra, mas somente aos judeus.”
Mas Pedro já havia declarado abertamente, e não recuaria: “Deus não mostra nenhum favoritismo” (Atos 10:34 NVT). Os profetas do Antigo Testamento já haviam anunciado um tempo futuro em que o Messias viria não apenas para trazer salvação ao povo judeu (Isaías 42:6; 49:6), mas também aos gentios (não-judeus). Essa era exatamente a bênção que Deus deu a Abraão e que se estenderia a todas as nações da terra por meio de seu descendente (Gênesis 12:3; Gálatas 3:16). Portanto, a Nova Aliança, realizada pela Pessoa e obra de Jesus na cruz, formou um “povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus” (1 Pedro 2:9 NVT) -composto por judeus e gentios convertidos.
A salvação de qualquer pessoa, seja judia ou gentia, é alcançada unicamente através da confissão de que Jesus é o Senhor e da fé em Sua ressurreição (Romanos 10:9). Todos aqueles que se arrependem e creem são integrados à comunidade dos salvos. A Grande Comissão que Jesus confiou a Seus discípulos foi fazer discípulos em todas as nações, batizando-os e ensinando-os a guardar tudo o que Ele ensinou, você lembra disso? Sendo assim, “Deus não mostra nenhum favoritismo” no sentido de que não apenas os judeus, mas também os gentios, estão incluídos na promessa em Cristo.
Como está escrito: “tanto os gentios como os judeus que creem nas boas-novas participam igualmente das riquezas herdadas pelos filhos de Deus. Ambos são membros do mesmo corpo e desfrutam a promessa em Cristo Jesus” (Efésios 3:6 NVT). Portanto, glorifiquemos a Deus por Sua maravilhosa graça!