Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 12:25; 13:1-12

Versículo-chave: “…pois desejava ouvir a palavra de Deus.” (Atos 13:7 NVT)

O último versículo do capítulo 12 menciona de forma breve que Barnabé e Saulo concluíram sua missão em Jerusalém (Atos 11:29-30) e, em seguida, retornaram para Antioquia. No capítulo 13, encontramos o relato do início da primeira viagem missionária conduzida por Paulo e Barnabé.

“Certo dia, enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: ‘Separem Barnabé e Saulo para realizarem o trabalho para o qual os chamei’. Então, depois de mais jejuns e orações, impuseram as mãos sobre eles e os enviaram em sua missão.” (Atos 13:2-3 NVT)

Observe que o envio de Paulo e Barnabé foi dirigido pelo Espírito Santo e antecedido por momentos de jejum e oração, e imposição de mãos. O jejum era uma prática comum entre os cristãos da Igreja primitiva, consistindo na abstinência de alimentos e outras distrações para uma busca mais intensa por Deus em oração. Dessa forma, o propósito principal do jejum era a consagração ao Senhor. A imposição de mãos, conforme já abordamos anteriormente, era o meio pelo qual a Igreja primitiva reconhecia e confirmava a vocação daqueles que foram chamados por Deus (Atos 6:5).

A igreja teve um papel ativo no envio de Paulo e Barnabé, mas o plano vinha do próprio Deus. Seguindo as rotas do vasto Império Romano, a viagem tornou-se mais acessível. Eles visitaram diversas cidades estratégicas e centros populacionais de grande relevância, com o propósito de alcançar o maior número possível de pessoas. Ao chegarem a localidades que possuíam sinagogas, iniciaram sua pregação entre os judeus, esperando que estes cressem em Jesus como o Messias e se tornassem propagadores das boas novas para outras nações.

Em sua chegada a Pafos, Paulo, Barnabé e João Marcos (que os acompanhava como assistente) depararam-se com um feiticeiro judeu chamado Barjesus. Esse homem fez parte da comitiva do governador Sérgio Paulo, que convidou Paulo e Barnabé para visitá-lo, “pois desejava ouvir a palavra de Deus” (Atos 13:7 NVT). No entanto, temendo perder sua influência, o feiticeiro se opôs firmemente à pregação, tentando desviar o governador da verdade. Sua resistência explícita ao Evangelho levou Paulo, cheio do Espírito Santo, a repreendê-lo severamente:

“Filho do diabo, cheio de toda espécie de engano e maldade e inimigo de tudo que é certo! Quando deixará de distorcer os caminhos retos do Senhor? Preste atenção, pois o Senhor colocou a mão sobre você para castigá-lo, e você ficará cego, sem conseguir ver a luz do sol por algum tempo.” (Atos 13:10,11 NVT)

Imediatamente, uma escuridão densa tomou os olhos de Barjesus (também chamado Elimas), e ele começou a tatear em busca de alguém que pudesse guiá-lo.

Muitas vezes, quando a mensagem do Evangelho é anunciada, Satanás coloca obstáculos no caminho daqueles que anseiam pela verdade, assim como aquele feiticeiro procurou impedir o avanço da pregação (Mateus 13:4,19). Contudo, jamais podemos esquecer que Deus é soberano e tem autoridade absoluta para remover qualquer impedimento. Além disso, Ele pode transformar uma oposição aparente em um testemunho poderoso para a salvação de outros:

“Quando o governador viu o que havia acontecido, creu, muito admirado com o ensino a respeito do Senhor.” (Atos 13:12 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!