Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 16:16

Versículo-chave: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem se recusar a crer será condenado.” (Marcos 16:16 NVT)

O Evangelho é reconhecido como uma boa notícia apenas por aqueles que o recebem com fé. Ao mesmo tempo em que oferece salvação aos que creem, ele também traz julgamento para os que permanecem na incredulidade. Aquele que crê deve ser batizado e integrado na comunhão da igreja; portanto, é importante lembrar que a fé vem antes do batismo:

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem se recusar a crer será condenado.” (Marcos 16:16 NVT)

Como sabemos, há semelhanças entre o batismo e a circuncisão, no entanto, ambos representam alianças distintas. Todos os homens israelitas eram circuncidados, porém esse sinal físico não estava conectado à sua vida espiritual. Ou seja, mesmo no Antigo Testamento, entendia-se que a circuncisão externa não era suficiente. Moisés, por exemplo, exortou o povo em Deuteronômio 10:16 a circuncidar o coração, e declarou que o próprio Deus realizaria essa circuncisão (Deuteronômio 30:6).

A verdadeira circuncisão, segundo o apóstolo Paulo em Romanos 2:29, acontece no íntimo da pessoa, sendo realizada pelo Espírito Santo. Em outras palavras, hoje, o vínculo de aliança com o Senhor não se estabelece por meio de rituais físicos, mas pela atuação do Espírito no coração:

“Em Cristo vocês foram circuncidados, mas não por uma operação física, e sim espiritual, na qual foi removido o domínio de sua natureza humana. No batismo, vocês foram sepultados com Cristo e, com ele, foram ressuscitados para a nova vida por meio da fé no grande poder de Deus, que ressuscitou Cristo dos mortos.” (Colossenses 2:11-12 NVT)

Essa circuncisão não envolve o corpo, mas diz respeito ao “corte” da velha natureza pecaminosa. Trata-se de uma obra espiritual que está diretamente ligada à salvação, realizada pelo Espírito Santo. O batismo não substitui a circuncisão, mas vem como uma continuação dela — e, no texto de Colossenses, fica evidente que Paulo está falando de uma circuncisão espiritual. Assim, o batismo é o símbolo externo de uma transformação interna. Dessa forma, uma pessoa pode ser salva sem ser batizada, mas jamais será salva sem crer em Cristo. Portanto, não é a ausência do batismo que condena, mas sim a rejeição da fé: “quem se recusar a crer será condenado”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!