Leia Lucas 9:23:
“E [Jesus] dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz…”
Nas Escrituras, a palavra “cruz” tem diferentes significados. Algumas vezes, ela se refere à cruz de madeira em que Jesus foi crucificado. Em outras ocasiões, a palavra está associada às dificuldades e provações enfrentadas pelos cristãos em virtude da decisão de seguir fielmente a Cristo. Quando o Senhor Jesus diz: “Se alguém quer vir após mim… tome cada dia a sua cruz“, se refere às aflições que cada cristão precisa enfrentar em consequência do seu amor a Ele. Algo importante a ser notado é que a palavra cruz nunca aparece no plural, e também não é algo imposto a nós, mas sim algo que devemos assumir (ou tomar) voluntariamente.
É importante destacar o que não devemos equiparar à cruz. A cruz não pode ser comparada a algo que afete temporariamente a nossa paz ou que modifique o nosso humor. Ela não deve ser comparada aos simples problemas ou dificuldades que enfrentamos em nossa vida. Além disso, não devemos associar a cruz a tarefas desagradáveis que realizamos apenas por obrigação, ou hábitos mundanos que abandonamos relutantemente. Quando nos abstemos de algo que intensamente desejamos, isso também não deve ser considerado como cruz.
Tomar cada dia a sua cruz significa:
- Ser odiado pelo mundo, em consequência do amor a Cristo. Como o mundo odiou a Cristo a ponto de crucificá-lo, aqueles que seguem o Seu exemplo e se submetem a Ele, dizendo “não” ao mundo, serão igualmente odiados (leia João 15:19).
- Entregar-se voluntariamente à vontade de Deus, mesmo que isso resulte em vergonha, sofrimento, acusação e perdas (leia 1 Pedro 4:13,14).
- Obedecer a Deus completamente e estar disposto a dar a vida pelos irmãos (leia 1 João 3:16).
- Seguir o exemplo de Cristo: esvaziar-se de si mesmo (leia Filipenses 2:7), servir ao invés de ser servido (leia Mateus 20:28); renunciar nossa vontade, assim como Cristo não agradou a Si mesmo (leia Romanos 15:3).
A Bíblia descreve dois tipos de pessoas: o primeiro é aquele que “segue o Cordeiro para onde quer que vá” (leia Apocalipse 14:4), enquanto o segundo segue o Senhor de forma irregular, com o coração dividido, mantendo-se à distância e amando mais o mundo do que a Deus (leia 1 João 2:15). Portanto, reflita sobre qual desses tipos você se enquadra, medite sobre isso e “tome cada dia a sua cruz” consciente, voluntária e integralmente.