Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Acampamento de 10 anos da IBEC: “Vivendo o Evangelho Puro & Simples” – Inscreva-se e venha comemorar conosco!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 2:1-12

Versículo-chave: “O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se, pegue sua maca e ande’?” (Marcos 2:9 VT)

Alguns dias depois, Jesus voltou para Cafarnaum. Quando o povo descobriu onde Ele estava hospedado, ensinando a Palavra, o local se encheu de tal maneira que ninguém conseguia nem mesmo ficar próximo à porta. Enquanto Jesus ministrava, quatro homens chegaram trazendo um paralítico deitado em uma maca. Como não conseguiam acessar o lugar onde Jesus estava, eles “abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava” (Marcos 2:4 NVT).

As pessoas de condições mais humildes geralmente utilizavam macas como “camas”, então é provável que os amigos do paralítico o tenham carregado na mesma “cama” em que ele passava seus dias. Algumas moradias em Cafarnaum eram lares privados, mas havia também casas organizadas ao redor de pátios comunitários. Normalmente, essas construções possuíam uma escada externa que dava acesso direto ao telhado. As coberturas das casas térreas eram sólidas para suportar peso, mas compostas de galhos e juncos apoiados sobre traves, cobertos com argila seca — o que permitia que fossem escavados.

“Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, seus pecados estão perdoados’.” (Marcos 2:5 NVT)

Essa afirmação soou inesperada a todos os presentes, já que o problema aparente daquele homem era sua paralisia, e não a questão do pecado. Contudo, Jesus foi além do que era visível. Ele não se limitaria a curar apenas o físico daquele homem, ignorando sua alma. Por isso proclamou: “Seus pecados estão perdoados”. Que declaração gloriosa! Pois o pecado é a raiz de todas as nossas mazelas.

Os mestres da lei logo entenderam o peso do que Jesus havia declarado. Eram bem instruídos nas Escrituras e sabiam que “somente Deus pode perdoar pecados” (Marcos 2:7 NVT). Segundo o Antigo Testamento, quem blasfemasse contra o nome de Deus deveria ser punido com a morte (Levítico 24:13-16). Blasfemar significava invocar o nome de Deus de forma imprópria ou conduzir o povo a outros deuses. Mas, aos olhos dos mestres da lei, Jesus fez ainda mais: Ele se colocou na posição divina, o que, para eles, era um ultraje contra Deus.

Mesmo sem terem pronunciado suas críticas em voz alta, Jesus discerniu os pensamentos deles e os confrontou com uma pergunta desafiadora:

“O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se, pegue sua maca e ande’?” (Marcos 2:9 VT)

Então, para provar que a autoridade de perdoar pecados realmente lhe pertencia, Jesus realizou algo visível: ordenou ao paralítico que se levantasse, tomasse sua maca e voltasse para casa. Sem hesitar, o homem obedeceu: “pegou sua maca e saiu andando diante de todos” (Marcos 2:12a NVT). Embora Marcos não registre a reação específica dos mestres da lei, ele relata que “a multidão ficou admirada e louvava a Deus, exclamando: ‘Nunca vimos nada igual!’.” (Marcos 2:12b NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!