Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 13:31-33

Versículo-chave: “Contudo, ninguém sabe o dia nem a hora em que essas coisas acontecerão, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai sabe.” (Marcos 13:32 NVT)

Todo discípulo de Cristo deve estar atento aos acontecimentos públicos do seu tempo. Os sinais apontam para a proximidade do retorno de Jesus, pois o que seriam essas situações, senão os brotos da figueira que anunciam sua estação? (Marcos 13:28-29). Estejamos prontos para encontrar nosso Redentor! Afinal, Ele mesmo declarou: “o céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras jamais desaparecerão” (Marcos 13:31 NVT).

O verdadeiro discípulo jamais dará crédito a dúvidas quanto à possibilidade da volta do Senhor. Também não buscará explicar sobre como o mundo será consumido pelo fogo. O que realmente importa é o que está registrado na perfeita e inerrante Palavra de Deus. Por isso, convictos de que todas as promessas se concretizarão, empenhemo-nos em viver de forma constante sob essa verdade, a fim de que estejamos sempre preparados para o encontro com o Senhor.

Contudo, ninguém sabe o dia nem a hora em que essas coisas acontecerão, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai sabe.” (Marcos 13:32 NVT)

Cristo é plenamente Deus, plenamente homem. Ele possui todos os atributos divinos, incluindo a onipotência e a onisciência. No entanto, Ele disse que “ninguém sabe o dia nem a hora em que essas coisas acontecerão, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai sabe”. Como isso é possível?

Quando Cristo encarnou, Ele escolheu, por vontade própria, não fazer uso dos Seus atributos divinos:

“Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus. Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8 NVT)

Quando Jesus afirmou que “ninguém sabe o dia nem a hora… nem o Filho”, Ele está se referindo ao Filho do Homem, ou seja, à natureza humana de Jesus. Portanto, quanto àquele Dia, “ninguém sabe”: essa revelação está exclusivamente sob a autoridade de Deus Pai.

Todos que tentaram determinar esta data falharam. A certeza da segunda vinda de Cristo é indiscutível, mas o instante exato permanece oculto. E devemos louvar a Deus por manter esse mistério, pois essa falta de conhecimento nos impulsiona a viver em constante vigilância, buscando crescer em intimidade com o Senhor. Que o fato de não sabermos o tempo exato não desvie nossa atenção das profecias que ainda se cumprirão, pois:

“A mensagem que os profetas proclamaram é digna de toda confiança; e devemos prestar muita atenção ao que eles escreveram, pois suas palavras são como lâmpada que ilumina um lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da manhã brilhe em nossos corações.” (2 Pedro 1:19 NVT)

Dessa forma, se Cristo deixou claro que um dia voltará com poder e glória, e se também declarou que o momento exato é desconhecido, qual deve ser a postura de Seu povo? Permanecer em oração e vigilância:

“Uma vez que vocês não sabem quando virá esse tempo, vigiem! Fiquem atentos!” (Marcos 13:33 NVT)

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!