Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

Leia Tiago 5:16b

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”

No versículo de hoje, destacamos a notável eficácia da oração. Seja ela proferida em favor de si mesmo ou por outros, a oração de alguém justificado por Cristo é recebida por Deus. Contudo, é fundamental compreender que, da mesma forma que a justificação é concedida por mérito de Cristo, na oração não devemos focar no mérito humano. Tiago ilustra isso por meio do exemplo de Elias:

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.”

(Tiago 5:17,18)

Este ensino deve ser encorajador para todos nós, pois demonstra que o poder não reside nas capacidades humanas, mas sim em Deus, a quem Elias dirigiu sua oração. É notável perceber que Elias não impôs sua vontade a Deus, mas sim expressou-se em oração.

A ação peculiar de Elias em orar pela falta de chuva, está intrinsicamente relacionada ao afastamento de Israel. A oração de Elias serviu como um ato de confronto/correção contra o rei, o povo e os profetas de Baal. Essa compreensão é essencial para contextualizar os últimos versículos de Tiago, onde ele incentiva os cristãos dispersos a corrigir aqueles que, porventura, se desviarem da verdade:

“Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.” (Tiago 5:19,20)

Tiago não aborda a morte espiritual, mas sim a física. Ele reconhece que, mesmo entre os irmãos na fé, é possível o desvio da verdade, reiterando que os cristãos não devem se gloriar em estar livres de erros, mas sim estar dispostos a corrigir uns aos outros em amor.

Assim, ao corrigir um irmão, não devemos ter medo de mostrar-lhe seu erro. O esforço em corrigir é um ato de amor e uma tentativa de trazer a pessoa de volta à verdade (leia Mateus 18:15). A missão de pregar o Evangelho aos perdidos deve ser acompanhada do compromisso de restaurar os cristãos – quando estes se desviam da verdade – visando “salvar da morte uma alma e cobrir uma multidão de pecados”. Isso deve ser feito sem arrogância, mas sim em amor, compaixão, discernimento e temor.

Portanto,

“Conservemo-nos a nós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Apiedando-nos de alguns, usando de discernimento; e salvando alguns com temor, arrebatando-os do fogo…” (Judas 1:21-23).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Culto de Oração

Oração pela Volta às Aulas!

Reunião com Pais de Adolescentes

“Comunicação entre Pais e Filhos”

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!