Leitura Bíblica: Gênesis 3:14-15; Gálatas 4:4; Apocalipse 12:7-11
Versículo-chave: “Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” (Gênesis 3:15 NVT)
O texto de Gênesis 3:15 introduz dois elementos até então desconhecidos no Jardim do Éden, mas que são a base do cristianismo: a sentença de maldição sobre a humanidade por causa da transgressão de Adão, e a provisão divina de um Redentor que assumiria essa maldição sobre Si.
Gênesis 3:14 deixa evidente que Deus dirige Sua fala à serpente, a quem Ele decreta que rasteje sobre o ventre e “coma pó” durante toda a sua existência. No versículo 15, porém, Deus passa a condenar aquele que operava por meio dela: Satanás. Ele declara que Satanás estaria continuamente em conflito com a humanidade, identificada como a semente ou descendente da mulher.
A mulher, nesse contexto amplo, é Eva, cuja posteridade seria alvo constante dos ataques de Satanás e de seus anjos caídos. Herdamos de Adão o pecado e a inclinação pecaminosa, e sofremos seus efeitos até hoje. A descendência da mulher aponta para Cristo; portanto, a hostilidade mencionada é essencialmente entre Satanás e o próprio Cristo.
Assim, quando o texto afirma: “Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”, refere-se à semente da serpente (espíritos malignos e homens perversos) que feriram o calcanhar do Salvador quando Judas, os fariseus e os romanos se uniram para entregar Jesus à crucificação (Lucas 22:1-5). É relevante destacar que, embora Satanás tenha influenciado tanto a tentação quanto as ações humanas que culminaram na traição e morte do Senhor, em última instância foi Cristo quem entregou voluntariamente Sua vida.
Seu ferimento, porém, não foi o desfecho final, pois – tendo quitado na cruz o preço pelos pecados de todos os que creem – Cristo ressuscitou ao terceiro dia. A vitória definitiva pertence a Ele: esmagou a cabeça de Satanás, abolindo para sempre seu domínio sobre a humanidade. Literalmente, é assim que se elimina uma serpente – ferindo-lhe a cabeça , mas sabemos que nosso adversário não é um réptil comum, e sim um ser espiritual que tentou Adão, e Eva e ainda procura nos desviar para o mal.
Portanto, os elementos finais de Gênesis 3:15 apontam para uma única realidade: a morte de Jesus na cruz em benefício dos seres humanos e Sua ressurreição no terceiro dia, triunfando sobre o mal, a morte, o pecado e o Diabo. O poder da cruz destruiu todo o domínio de Satanás, retirando dele sua autoridade – especialmente seu poder sobre a morte. Assim, o protoevangelho revela que Deus sempre teve Seu plano de redenção estabelecido e o anunciou imediatamente após a entrada do pecado no mundo. Essa promessa alcançou seu cumprimento perfeito em Jesus Cristo: Ele nasceu de uma mulher, sob a Lei, para libertar a humanidade do pecado e nos tornar filhos adotivos de Deus.
Pela Sua morte e ressurreição, Jesus anulou o poder do Diabo:
“Ele cancelou o registro de acusações contra nós, removendo-o e pregando-o na cruz. Desse modo, desarmou os governantes e as autoridades espirituais e os envergonhou publicamente ao vencê-los na cruz.” (Colossenses 2:14-15 NVT)
“Visto, portanto, que os filhos são seres humanos, feitos de carne e sangue, o Filho também se tornou carne e sangue, pois somente assim ele poderia morrer e, somente ao morrer, destruiria o diabo, que tinha o poder da morte.” (Hebreus 2:14 NVT)
“Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1:17-18 ARA)
Glória a Deus!🙌




