Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 26:24-32

Versículo-chave: “Paulo respondeu: ‘Em pouco ou em muito tempo, peço a Deus que tanto o senhor como os demais aqui presentes se tornem como eu, exceto por estas correntes’.” (Atos 26:29 NVT)

O rei Agripa II era descendente da linhagem herodiana, que exerceu domínio sobre Israel por diversas gerações. Dessa forma, ele possuía um vasto conhecimento acerca das tradições e crenças dos judeus. Isso representava uma excelente oportunidade para Paulo proclamar sua fé em Cristo.

Ao apresentar sua defesa, Paulo levantou uma questão intrigante: “Por que lhes parece tão incrível que Deus ressuscite os mortos?” (Atos 26:8 NVT). Dessa maneira, como mencionado anteriormente, o cerne da pregação de Paulo era a afirmação de que Jesus está vivo.

Note que, ao afirmar que Moisés e os profetas haviam previsto – “que o Cristo sofreria e seria o primeiro a ressuscitar dos mortos” (Atos 26:23 NVT) – Festo exclama em voz alta: “Paulo, você está louco! O excesso de estudo o fez perder o juízo!” (Atos 26:24 NVT).

Embora Paulo ainda não tivesse concluído sua defesa, suas palavras tiveram um forte impacto sobre Festo, que o interrompeu de forma abrupta, chamando-o de louco. O discurso de Paulo parecia absurdo aos ouvidos de Festo, mas o que realmente o incomodava era o fato de saber que, no fundo, as palavras do apóstolo eram “a mais sensata verdade” (Atos 26:25 NVT).

Paulo direciona-se ao rei e, ao dizer que Agripa entendia bem sobre o que ele dizia, Paulo buscava persuadi-lo a confessar sua crença nos escritos dos profetas. O rei percebeu que Paulo estava fazendo algo mais do que defender a fé; na verdade, ele estava tentando convencê-lo a também se tornar um seguidor de Jesus Cristo.

Se Agripa negasse sua fé nos profetas, despertaria a indignação dos judeus. Por outro lado, se admitisse acreditar neles, fortaleceria os argumentos de Paulo e comprometeria sua credibilidade perante Festo, que acabara de chamar o apóstolo de louco. Para escapar dessa situação embaraçosa, Agripa interrompeu Paulo com a seguinte pergunta: “Você acredita que pode me convencer a tornar-me cristão em tão pouco tempo?” (Atos 26:28 NVT).

Com ousadia, Paulo respondeu:

“Em pouco ou em muito tempo, peço a Deus que tanto o senhor como os demais aqui presentes se tornem como eu, exceto por estas correntes.” (Atos 26:29 NVT)

A resposta de Paulo expressava seu desejo sincero de que todos ali presentes fossem transformados por Cristo, mas sem as correntes que o aprisionavam. De fato, sua maior preocupação não era sua liberdade física, mas a salvação daqueles ouvintes. Percebendo que a conversa havia se tornado profundamente pessoal, o rei Agripa prontamente encerrou a audiência.

Nos dias atuais, reações semelhantes continuam a ocorrer: algumas pessoas consideram a mensagem do Evangelho um absurdo, algo sem sentido ou até mesmo uma tolice. Outras chegam a simpatizar com a fé, frequentam os cultos e se envolvem, mas permanecem indecisas. No entanto, há aqueles que creem no poder do Evangelho e se rendem completamente, pois entendem que foi Cristo quem iluminou sua mente para que pudessem crer.

Que tipo de reação o Evangelho tem provocado em você?

Pense nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!