Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Acampamento de 10 anos da IBEC: “Vivendo o Evangelho Puro & Simples” – Inscreva-se e venha comemorar conosco!

Devocionais IBEC

Leia Atos 2:7,8:

“Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: ‘Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna?’”

O dom de línguas é um assunto que frequentemente gera dúvidas e muitos equívocos. Para iniciar nossa reflexão, é importante enfatizar que o dom de línguas se refere a idiomas, e não a expressões estáticas. Na Bíblia, o dom de línguas permitia que as pessoas falassem em outros idiomas sem nunca tê-los aprendido ou estudado. Isso é evidente em Atos 2:2,5-8 (leia), quando judeus de todas as nações se reuniram em Jerusalém depois de ouvirem o som “como de um vento impetuoso”. Eles ficaram confusos porque cada um ouvia os galileus falarem em sua própria língua. Eles se perguntavam: “Não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna?

A importância dessa pergunta é que os galileus eram considerados por muitos judeus como religiosamente inferiores e eram frequentemente menosprezados pelos líderes religiosos de Jerusalém (leia Marcos 14:70-72; João 1:46; 7:15,41- 42,52). Eles eram principalmente camponeses e pescadores, e sua cultura e dialeto eram distintos dos judeus que viviam no sul da Judeia. Por isso, a habilidade dos galileus de falar em outras línguas foi considerada um sinal milagroso e uma prova do poder de Deus.

Os galileus eram tidos como iletrados, então como poderiam falar em outras línguas? Paulo mais tarde explicou que as línguas eram um sinal para os incrédulos. Por exemplo, é como se um russo incrédulo entrasse em uma igreja simples numa região rural e ouvisse alguém pregando em russo (sua língua materna), ele testificaria a presença de Deus. Foi justamente isso que aconteceu no dia de Pentecostes, onde pessoas de várias regiões ouviram a Palavra de Deus em suas próprias línguas maternas.

“Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
(Atos 2:9-11)

Portanto, o dom de línguas é concedido pelo Espírito Santo a alguns, enquanto o batismo com o Espírito Santo é uma promessa para todos os que creem em Cristo. No entanto, o fato de algumas pessoas falarem em línguas quando receberam o batismo com o Espírito Santo não significa que falar em línguas é um sinal do batismo com o Espírito Santo, como muitos afirmaram e ainda afirmam hoje em dia. Como Paulo mencionou em 1 Coríntios 12:29,30 (leia), nem todos têm os mesmos dons espirituais. Ele fez essa analogia para mostrar que é Deus quem concede esses dons de acordo com a sua vontade. O poder pertence exclusivamente a Deus, e Ele é o Soberano Administrador de todo o universo!

Respostas de 4

  1. Então significa que uma pessoa só ora em línguas se ela orar em outro idioma referente a nacionalidade ou é possível orar em línguas sem que seja identificado o “idioma”?

    1. Olá Mary!
      Respondendo sua pergunta: sim, é possível orar em línguas sem que seja identificado o idioma estrangeiro. Daí vem o ensino de Paulo de que, sem um intérprete, ninguém entenderá a língua (idioma e/ou dialeto) e, consequentemente, quando feito em público, a igreja não será edificada (1 Coríntios 14:12-14).

      Algo que não podemos esquecer é que todas as “línguas” no Novo Testamento – em 1 Coríntios 14, por exemplo – são as mesmas descritas em Atos 2, ou seja, “idiomas e/ou dialetos estrangeiros reais definidos”.

  2. Eu hoje me sinto dentro da igreja como se eu estivesse na torre de babel muita confusão emoção Presente falando línguas desconexas não entendo me sinto muito mal me ajuda em irmãos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!