Leia Atos 2:7,8:
“Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: ‘Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna?’”
O dom de línguas é um assunto que frequentemente gera dúvidas e muitos equívocos. Para iniciar nossa reflexão, é importante enfatizar que o dom de línguas se refere a idiomas, e não a expressões estáticas. Na Bíblia, o dom de línguas permitia que as pessoas falassem em outros idiomas sem nunca tê-los aprendido ou estudado. Isso é evidente em Atos 2:2,5-8 (leia), quando judeus de todas as nações se reuniram em Jerusalém depois de ouvirem o som “como de um vento impetuoso”. Eles ficaram confusos porque cada um ouvia os galileus falarem em sua própria língua. Eles se perguntavam: “Não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna?’”
A importância dessa pergunta é que os galileus eram considerados por muitos judeus como religiosamente inferiores e eram frequentemente menosprezados pelos líderes religiosos de Jerusalém (leia Marcos 14:70-72; João 1:46; 7:15,41- 42,52). Eles eram principalmente camponeses e pescadores, e sua cultura e dialeto eram distintos dos judeus que viviam no sul da Judeia. Por isso, a habilidade dos galileus de falar em outras línguas foi considerada um sinal milagroso e uma prova do poder de Deus.
Os galileus eram tidos como iletrados, então como poderiam falar em outras línguas? Paulo mais tarde explicou que as línguas eram um sinal para os incrédulos. Por exemplo, é como se um russo incrédulo entrasse em uma igreja simples numa região rural e ouvisse alguém pregando em russo (sua língua materna), ele testificaria a presença de Deus. Foi justamente isso que aconteceu no dia de Pentecostes, onde pessoas de várias regiões ouviram a Palavra de Deus em suas próprias línguas maternas.
“Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.”
(Atos 2:9-11)
Portanto, o dom de línguas é concedido pelo Espírito Santo a alguns, enquanto o batismo com o Espírito Santo é uma promessa para todos os que creem em Cristo. No entanto, o fato de algumas pessoas falarem em línguas quando receberam o batismo com o Espírito Santo não significa que falar em línguas é um sinal do batismo com o Espírito Santo, como muitos afirmaram e ainda afirmam hoje em dia. Como Paulo mencionou em 1 Coríntios 12:29,30 (leia), nem todos têm os mesmos dons espirituais. Ele fez essa analogia para mostrar que é Deus quem concede esses dons de acordo com a sua vontade. O poder pertence exclusivamente a Deus, e Ele é o Soberano Administrador de todo o universo!
Respostas de 4
Então significa que uma pessoa só ora em línguas se ela orar em outro idioma referente a nacionalidade ou é possível orar em línguas sem que seja identificado o “idioma”?
Olá Mary!
Respondendo sua pergunta: sim, é possível orar em línguas sem que seja identificado o idioma estrangeiro. Daí vem o ensino de Paulo de que, sem um intérprete, ninguém entenderá a língua (idioma e/ou dialeto) e, consequentemente, quando feito em público, a igreja não será edificada (1 Coríntios 14:12-14).
Algo que não podemos esquecer é que todas as “línguas” no Novo Testamento – em 1 Coríntios 14, por exemplo – são as mesmas descritas em Atos 2, ou seja, “idiomas e/ou dialetos estrangeiros reais definidos”.
Eu hoje me sinto dentro da igreja como se eu estivesse na torre de babel muita confusão emoção Presente falando línguas desconexas não entendo me sinto muito mal me ajuda em irmãos
Olá, bom dia!
Sobre o dom de línguas, você pode consultar nossos devocionais: “Andando Em Espírito” e “Guiados Pelo Espírito“.
De qualquer forma, orientamos que entre em contato com sua liderança direta, compartilhando suas perspectivas dentro da congregação e buscando orientação individual.
Que Deus lhe abençoe 💖