Leia Romanos 8:14,16
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: ‘Aba, Pai’.”
Aqueles que são justificados em Cristo recebem o Espírito Santo como um selo e são identificados como “filhos de Deus” ao serem “guiados pelo Espírito de Deus”. Mas o que isso significa? Embora todos os seres humanos tenham sido criados por Deus e devam sua existência a Ele, não são considerados filhos no sentido espiritual. Em estado caído, todo ser humano é corretamente chamado de “filho de Satanás” e “filho da ira de Deus” (leia João 8:44, Efésios 2:3, 1 João 3:10).
Portanto, apenas os salvos em Cristo Jesus recebem o “Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: ‘Aba, Pai’”. A adoção baseia-se no decreto eterno de Deus, que nos escolheu nEle antes da fundação do mundo e, por amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo (leia Efésios 1:4-6). Assim, é correto afirmar que o fundamento da adoção está na obra de Jesus Cristo em favor do Seu povo:
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” (Gálatas 4:4-5)
Diferentemente das adoções humanas, somos adotados quando nascemos na família de Deus. No entanto, é importante fazer uma distinção entre nossa filiação com o Pai e a filiação eterna de Jesus Cristo. Ele compartilha eternamente a essência da Trindade e todos os atributos incomunicáveis. Nós, por outro lado, compartilhamos de Sua filiação como co-herdeiros para sempre, por meio dos méritos de Cristo (leia João 20:17, Romanos 8:14-17).
Portanto, todos aqueles que pertencem a Cristo são considerados filhos de Deus e são “guiados pelo Espírito de Deus”, assim como um estudante é guiado por um professor em seu aprendizado. Ser guiado pelo Espírito de Deus é uma característica inquestionável de todo cristão genuíno, e ao seguir Sua orientação com obediência, somos guiados em toda a verdade (leia João 16:13).
Mas, lembre-se de que a direção do Espírito Santo nunca estará separada da Palavra de Deus! O Espírito sempre age em conexão com a Palavra – nunca de forma independente. Portanto, somente quando nos submetemos às Escrituras e nos humilhamos diante da Palavra, podemos confiar que estamos sendo guiados com segurança. Assim, sejamos guiados pelo Espírito, pois somos filhos de Deus; mas também tenhamos certeza de que a orientação do Espírito vem por meio da Palavra de Deus.
Portanto, “examinemos as Escrituras!” (João 5:39)