Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Acampamento de 10 anos da IBEC: “Vivendo o Evangelho Puro & Simples” – Inscreva-se e venha comemorar conosco!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 1:6-8

Versículo-chave: “João anunciava: ‘Depois de mim virá alguém mais poderoso que eu, alguém tão superior que não sou digno de me abaixar e desamarrar as correias de suas sandálias’.” (Marcos 1:7 NVT)

O batismo realizado por João atraiu grande número de pessoas, e o evangelista Marcos relata com nitidez o movimento constante daqueles que procuravam João para serem batizadas. O arrependimento vinha antes do batismo e, por isso, esse ato não era o instrumento pelo qual os pecadores eram absolvidos, mas sim um símbolo visível de que o coração já havia se voltado para Deus em contrição.

Marcos também destaca a vida simples de João Batista, evidenciada por sua vestimenta e alimentação incomum (Marcos 1:6). Havia outras pessoas humildes naquele tempo que se vestiam e se alimentavam de maneira parecida, consumindo gafanhotos e mel silvestre. Contudo, o mais significativo nesse relato é que o anjo Gabriel já havia declarado a Zacarias que seu filho João iria à frente do Cristo com o mesmo espírito e poder que caracterizavam Elias (Lucas 1:13-17). João possuía não apenas a mesma intensidade e firmeza de Elias, como também um estilo de vida semelhante ao do profeta (2 Reis 1:8).

Mesmo sendo proclamado por Jesus que de todos os que nasceram de mulher, nenhum é maior que João Batista” (Mateus 11:11 NVT), sendo parente (primo) do Salvador e o mensageiro enviado à frente do Messias, João Batista manteve-se humilde, reconhecendo sua completa indignidade até mesmo para realizar a tarefa mais humilde de um servo comum:

“João anunciava: ‘Depois de mim virá alguém mais poderoso que eu, alguém tão superior que não sou digno de me abaixar e desamarrar as correias de suas sandálias’.” (Marcos 1:7 NVT)

João tinha clareza sobre sua própria identidade e sobre quem era Jesus. Por isso, ocupava com alegria o seu lugar, celebrando a glória daquele para quem estava preparando o caminho. Ele também deixava evidente qual era sua missão e qual seria a obra poderosa que o Messias realizaria:

“Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo!” (Marcos 1:8 NVT)

Essa verdade, até então, não havia sido expressa com tanta nitidez por nenhum outro homem. Contudo, fluía continuamente dos lábios de João: enquanto ele ministrava o batismo com água, Jesus viria para conceder o batismo com o Espírito. Esse batismo representa o cumprimento das promessas de Deus registradas nas Escrituras do Antigo Testamento (Isaías 32:15; 44:3; Ezequiel 11:18-19; Joel 2:28), as quais se cumpriram no derramamento do Espírito no Dia de Pentecostes (Atos 2:1-4; 14-16).

Diante disso, ao meditarmos nesse texto, precisamos nos perguntar sinceramente se já experimentamos, de forma pessoal, as verdades proclamadas por João. Já fomos batizados com o Espírito Santo prometido? Pois, como está escrito: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Ele” (Romanos 8:9 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!