Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 4:30-32

Versículo-chave: Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, o selo que Ele colocou sobre vocês para o dia em que nos resgatará como sua propriedade.” (Efésios 4:30 NVT)

O apóstolo Paulo reconhecia que a mentira, a ira descontrolada, o furto e as conversas inúteis são tentações que rondam a vida daqueles que já foram selados pelo Espírito. Por isso, ele adverte com firmeza:

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus.”

Essa exortação confirma que o Espírito Santo é uma Pessoa, não uma energia ou força impessoal. Em João 14:16, Jesus, o Deus Filho, declarou que rogaria ao Deus Pai, e este enviaria “outro Consolador” (Deus Espírito Santo). A palavra “outro” indica alguém da mesma natureza e personalidade. Logo, entristecer o Espírito é ofender o próprio Deus (Atos 5:3-4).

Mas afinal, o que entristece o Espírito Santo? A Bíblia afirma que há “um só Espírito, um só Senhor, um só Deus” (Efésios 4:4-6), revelando a perfeita unidade e diversidade na Trindade. Assim, a ausência da unidade no corpo de Cristo entristece o Espírito.

Além disso, Ele é chamado de Espírito da Verdade (João 16:13); portanto, sempre que mentimos, damos lugar à ira ou usamos a língua para difamar e enganar, estamos entristecendo Aquele que habita em nós.

Outro ponto essencial é que o Espírito Santo é “o selo que Ele [ Deus Pai] colocou sobre nós para o dia em que nos resgatará como sua propriedade”(Efésios 4:30 NVT). Isso aconteceu no momento em que cremos no Evangelho:

“Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, Ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido.” (Efésios 1:13 NVT)

Esse selo é a garantia de que pertencemos a Deus até o dia em que Ele “nos resgatará como sua propriedade”. O Espírito Santo em nós é o início e a consumação da aplicação da obra redentora e, assim, vivemos no intervalo entre o dia em que fomos selados e o dia em que O veremos face a face.

É preciso lembrar que o Espírito Santo odeia o pecado, as divisões e a falsidade. Se desejamos não entristecê-Lo, devemos afastar-nos do pecado:

“Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:31-32 NVT)

Portanto, honrar a presença do Espírito Santo é um chamado para vivermos de modo coerente com a nova vida que recebemos em Cristo. Guardar a unidade, cultivar a verdade, exercer perdão e praticar o amor são expressões visíveis de um coração que busca agradar Aquele que nos selou para sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!