Leitura Bíblica: Efésios 4:30-32
Versículo-chave: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, o selo que Ele colocou sobre vocês para o dia em que nos resgatará como sua propriedade.” (Efésios 4:30 NVT)
O apóstolo Paulo reconhecia que a mentira, a ira descontrolada, o furto e as conversas inúteis são tentações que rondam a vida daqueles que já foram selados pelo Espírito. Por isso, ele adverte com firmeza:
“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus.”
Essa exortação confirma que o Espírito Santo é uma Pessoa, não uma energia ou força impessoal. Em João 14:16, Jesus, o Deus Filho, declarou que rogaria ao Deus Pai, e este enviaria “outro Consolador” (Deus Espírito Santo). A palavra “outro” indica alguém da mesma natureza e personalidade. Logo, entristecer o Espírito é ofender o próprio Deus (Atos 5:3-4).
Mas afinal, o que entristece o Espírito Santo? A Bíblia afirma que há “um só Espírito, um só Senhor, um só Deus” (Efésios 4:4-6), revelando a perfeita unidade e diversidade na Trindade. Assim, a ausência da unidade no corpo de Cristo entristece o Espírito.
Além disso, Ele é chamado de Espírito da Verdade (João 16:13); portanto, sempre que mentimos, damos lugar à ira ou usamos a língua para difamar e enganar, estamos entristecendo Aquele que habita em nós.
Outro ponto essencial é que o Espírito Santo é “o selo que Ele [ Deus Pai] colocou sobre nós para o dia em que nos resgatará como sua propriedade”(Efésios 4:30 NVT). Isso aconteceu no momento em que cremos no Evangelho:
“Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, Ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido.” (Efésios 1:13 NVT)
Esse selo é a garantia de que pertencemos a Deus até o dia em que Ele “nos resgatará como sua propriedade”. O Espírito Santo em nós é o início e a consumação da aplicação da obra redentora e, assim, vivemos no intervalo entre o dia em que fomos selados e o dia em que O veremos face a face.
É preciso lembrar que o Espírito Santo odeia o pecado, as divisões e a falsidade. Se desejamos não entristecê-Lo, devemos afastar-nos do pecado:
“Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:31-32 NVT)
Portanto, honrar a presença do Espírito Santo é um chamado para vivermos de modo coerente com a nova vida que recebemos em Cristo. Guardar a unidade, cultivar a verdade, exercer perdão e praticar o amor são expressões visíveis de um coração que busca agradar Aquele que nos selou para sempre!