Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Filipenses 4:2,3

Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no Evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.”

Paulo não apenas alertou os cristãos em Filipos sobre os equívocos doutrinários, mas também sobre as questões interpessoais. A falta de harmonia entre os membros da Igreja não era algo insignificante para Paulo, e não deveria ser negligenciado por nenhum cristão!

Vale lembrar que, inicialmente, o Evangelho em Filipos foi pregado para um grupo de mulheres que se reuniam à beira do rio para orar (leia Atos 16:12,13). Além disso, as primeiras reuniões da Igreja em Filipos ocorreram na casa de uma mulher chamada Lídia (leia Atos 16:14,15,40).

Por isso, ao referir-se a Evódia e Síntique, o apóstolo as reconhece como cooperadoras, pois “trabalharam com ele no Evangelho, e com Clemente, e com outros cooperadores”. No entanto, Paulo expressava preocupação com a desarmonia na relação entre essas duas mulheres, “cujos nomes estão no livro da vida”.

Qual era a origem do problema? Qual era o motivo da desavença? Estaria a igreja se reunindo na casa dessas mulheres provocando disputa entre elas? Paulo optou por não expor detalhes sobre a situação real. No entanto, sua exortação era clara para cada uma delas:

Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor”.

Elas deveriam buscar a mentalidade de Cristo, em vez de seguir seus próprios interesses. E, para resolver as discordâncias, Paulo recorre a alguém de confiança, pedindo que “ajudasse essas mulheres”. A desarmonia entre elas, provavelmente, já estava impactando a harmonia e a unidade da igreja, abrindo caminho para divisões.

Manter a comunhão tanto vertical (com Deus) quanto horizontal (com os irmãos) é de vital importância! Não é possível estar em paz com Deus enquanto há desavenças com os irmãos na fé. Em sua oração sacerdotal, Jesus já havia orado em favor da unidade entre o Seu povo:

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:21)

Há uma realidade celestial acerca da igreja: nós somos cidadãos cuja pátria está no céu; cremos que nossos nomes estão escritos no livro da vida, e seremos introduzidos na Nova Jerusalém (leia Apocalipse 3:5; 21:1-4) onde não haverá divisões! A Igreja na terra deve refletir a unidade da Igreja no céu; logo, a Igreja que seremos deve ensinar a Igreja que já somos!

Portanto, sintamos o mesmo no Senhor!

“O mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façamos por contenda ou por vanglória, mas por humildade; consideremos os outros superiores a nós mesmos. Não atentemos cada uma para o que é propriamente nosso, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2:2-4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!