Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 6:14-29

Versículo-chave: João dizia a Herodes: ‘É contra a lei que o senhor viva com a esposa de seu irmão’.” (Marcos 6:18 NVT)

Depois do envio dos Doze em missão, Marcos interrompe a narrativa para descrever o episódio da morte de João Batista. Herodes Antipas, governante da Galileia e da Pereia, “ouviu falar de Jesus, pois todos comentavam a Seu respeito” (Marcos 6:14 NVT). Esse Herodes era filho de Herodes, o Grande — o mesmo que tentou assassinar Jesus ao saber do nascimento de um possível concorrente ao trono (Mateus 2:16).

Por ser extremamente supersticioso, Herodes Antipas imaginou que Jesus fosse, na verdade, João Batista ressuscitado (Marcos 6:16). Sem dúvida, a pregação e os milagres realizados pelos discípulos contribuíram para ampliar a popularidade de Jesus, assim como intensificaram a inquietação de Herodes.

Herodes havia mandado prender João Batista para agradar Herodias, sua esposa ilegítima, que abandonara seu primeiro marido, Filipe — irmão de Herodes — para se casar com ele. João Batista não hesitava em confrontar Herodes com palavras diretas e corajosas, apontando sem rodeios o seu pecado. De forma destemida, ele o advertia com veemência:

“É contra a lei que o senhor viva com a esposa de seu irmão.” (Marcos 6:18 NVT)

Essa repreensão despertou em Herodias um ódio mortal contra João, e ela buscava uma maneira de matá-lo. Herodes, por sua vez, reconhecia em João um homem íntegro e, embora suas conversas com ele o deixassem desconfortável, ainda assim, gostava de ouvi-lo. Esse episódio evidencia o quanto a verdade de Deus tem o poder de abalar a consciência humana. João, um homem solitário e sem amigos influentes, apenas com a autoridade da Palavra de Deus, conseguia incomodar profundamente o coração do rei.

No aniversário de Herodes, Herodias teve a oportunidade que procurava. Durante um banquete repleto de autoridades, bebidas e celebrações, Herodes foi levado pela emoção do ambiente. Encantado com a dança da filha de Herodias, ele prometeu de maneira impensada conceder-lhe qualquer desejo, até mesmo metade do seu reino. Aproveitando a oportunidade, a moça, instruída pela mãe, fez um pedido cruel e inesperado: “Quero a cabeça de João Batista agora mesmo num prato!” (Marcos 6:25 NVT).

Herodes ficou em um dilema. Temeu passar vergonha diante dos seus convidados, temeu contrariar Herodias, mas não temeu a Deus. Pressionado pela situação, mandou executar João Batista, cedendo à vaidade e ao medo dos homens.

“Quando os discípulos de João souberam o que havia acontecido, foram buscar o corpo e o colocaram numa sepultura.” (Marcos 6:29 NVT)

Histórias como esta servem de lembrete para o verdadeiro discípulo de Cristo: nosso descanso e nossa recompensa ainda estão reservados para o porvir. Neste mundo, a jornada cristã deve ser trilhada pela fé, não pelas aparências ou pelo reconhecimento humano. Quem vive em busca da aprovação dos homens acabará frustrado. O cristão genuíno é chamado a suportar as tribulações com perseverança, trazendo à memória que “estas aflições pequenas e momentâneas que agora enfrentamos produzem para nós uma glória que pesa mais que todas as angústias e durará para sempre” (2 Coríntios 4:17 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!