Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 6:1-6

Versículo-chave: Então Jesus lhes disse: ‘Um profeta recebe honra em toda parte, menos em sua cidade e entre seus parentes e sua própria família’.”  (Marcos 6:4 NVT)

Jesus retornou com Seus discípulos para Nazaré, a cidade onde havia passado Sua infância e juventude. No sábado, Ele começou a ensinar na sinagoga, e, embora muitos reconhecessem Sua sabedoria e o poder de realizar milagres, ainda assim, buscaram desqualificá-Lo e nutriram preconceitos contra Sua pessoa:

“‘De onde vem tanta sabedoria e poder para realizar esses milagres? Não é esse o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Suas irmãs moram aqui, entre nós’. E sentiam-se muito ofendidos.” (Marcos 6:2,3 NVT)

A resistência daquele povo em reconhecer a autoridade de Jesus era notória. Eles O enxergavam apenas como um carpinteiro, filho de Maria, cujos irmãos e irmãs ainda conviviam entre eles. Apesar da admiração inicial, essa familiaridade gerava neles um sentimento de ofensa, levando-os a tratá-Lo com desdém e incredulidade.

O evangelista Marcos menciona nominalmente os quatro irmãos de Jesus, além de citar Suas irmãs. Um desses irmãos, Tiago, não acreditou em Jesus durante Seu ministério terreno (João 7:5), mas, ao que tudo indica, passou a crer após a ressurreição (Atos 1:14; 1 Coríntios 15:7). Posteriormente, ele se tornou uma liderança importante na Igreja de Jerusalém (Atos 15:13; Gálatas 1:19) e foi autor da epístola que leva seu nome. Judas, outro de Seus irmãos, também escreveu uma carta incluída no Novo Testamento (Judas 1:1).

Então Jesus lhes disse: ‘Um profeta recebe honra em toda parte, menos em sua cidade e entre seus parentes e sua própria família’.” (Marcos 6:4 NVT)

Assim como muitos profetas do Antigo Testamento – como José, Moisés e Jeremias – Jesus enfrentou rejeição em Sua cidade e entre Seus familiares. Eles se prenderam à Sua condição humana e foram incapazes de enxergar o caráter divino de Suas palavras e ações. Por causa disso, Jesus “não pôde realizar milagres ali, exceto pôr as mãos sobre alguns enfermos e curá-los” (Marcos 6:5 NVT).

Quando o texto afirma que Jesus “não pôde realizar milagres ali”, não sugere uma limitação de Sua onipotência, mas sim uma restrição relacionada à Sua missão. Deus age de forma soberana, mas Seu propósito está mais ligado ao relacionamento com as pessoas do que à simples demonstração de poder. Admirado com a dureza de coração daquele povo, Jesus decidiu continuar Seu ministério ensinando em outras aldeias da região.

Portanto, é necessário mantermos uma vigilância constante sobre os nossos corações no que diz respeito à incredulidade. O que nos leva a duvidar não é a falta de provas ou a dificuldade em compreender as verdades da fé cristã, mas sim a ausência do desejo sincero de crer. Mesmo após nossa conversão, precisamos continuar atentos e perseverar em oração, como fizeram os discípulos ao pedirem:

“Senhor, aumenta-nos a fé!” (Lucas 17:5 ARA)

Uma resposta

  1. Linda mensagem, que possamos valorizar nossos irmãos em Cristo e ajudar em oração, pq Deus usa e fala com quem ele quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!