Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Acampamento de 10 anos da IBEC: “Vivendo o Evangelho Puro & Simples” – Inscreva-se e venha comemorar conosco!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 6:1-6

Versículo-chave: Então Jesus lhes disse: ‘Um profeta recebe honra em toda parte, menos em sua cidade e entre seus parentes e sua própria família’.”  (Marcos 6:4 NVT)

Jesus retornou com Seus discípulos para Nazaré, a cidade onde havia passado Sua infância e juventude. No sábado, Ele começou a ensinar na sinagoga, e, embora muitos reconhecessem Sua sabedoria e o poder de realizar milagres, ainda assim, buscaram desqualificá-Lo e nutriram preconceitos contra Sua pessoa:

“‘De onde vem tanta sabedoria e poder para realizar esses milagres? Não é esse o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Suas irmãs moram aqui, entre nós’. E sentiam-se muito ofendidos.” (Marcos 6:2,3 NVT)

A resistência daquele povo em reconhecer a autoridade de Jesus era notória. Eles O enxergavam apenas como um carpinteiro, filho de Maria, cujos irmãos e irmãs ainda conviviam entre eles. Apesar da admiração inicial, essa familiaridade gerava neles um sentimento de ofensa, levando-os a tratá-Lo com desdém e incredulidade.

O evangelista Marcos menciona nominalmente os quatro irmãos de Jesus, além de citar Suas irmãs. Um desses irmãos, Tiago, não acreditou em Jesus durante Seu ministério terreno (João 7:5), mas, ao que tudo indica, passou a crer após a ressurreição (Atos 1:14; 1 Coríntios 15:7). Posteriormente, ele se tornou uma liderança importante na Igreja de Jerusalém (Atos 15:13; Gálatas 1:19) e foi autor da epístola que leva seu nome. Judas, outro de Seus irmãos, também escreveu uma carta incluída no Novo Testamento (Judas 1:1).

Então Jesus lhes disse: ‘Um profeta recebe honra em toda parte, menos em sua cidade e entre seus parentes e sua própria família’.” (Marcos 6:4 NVT)

Assim como muitos profetas do Antigo Testamento – como José, Moisés e Jeremias – Jesus enfrentou rejeição em Sua cidade e entre Seus familiares. Eles se prenderam à Sua condição humana e foram incapazes de enxergar o caráter divino de Suas palavras e ações. Por causa disso, Jesus “não pôde realizar milagres ali, exceto pôr as mãos sobre alguns enfermos e curá-los” (Marcos 6:5 NVT).

Quando o texto afirma que Jesus “não pôde realizar milagres ali”, não sugere uma limitação de Sua onipotência, mas sim uma restrição relacionada à Sua missão. Deus age de forma soberana, mas Seu propósito está mais ligado ao relacionamento com as pessoas do que à simples demonstração de poder. Admirado com a dureza de coração daquele povo, Jesus decidiu continuar Seu ministério ensinando em outras aldeias da região.

Portanto, é necessário mantermos uma vigilância constante sobre os nossos corações no que diz respeito à incredulidade. O que nos leva a duvidar não é a falta de provas ou a dificuldade em compreender as verdades da fé cristã, mas sim a ausência do desejo sincero de crer. Mesmo após nossa conversão, precisamos continuar atentos e perseverar em oração, como fizeram os discípulos ao pedirem:

“Senhor, aumenta-nos a fé!” (Lucas 17:5 ARA)

Uma resposta

  1. Linda mensagem, que possamos valorizar nossos irmãos em Cristo e ajudar em oração, pq Deus usa e fala com quem ele quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!