Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Hebreus 6:7,8

“Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; mas a que produz espinhos e ervas daninhas, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.”

Os versículos de hoje ilustram bem a situação descrita na passagem de Hebreus 6:4-6 (anteriormente estudada). O conceito de “embeber a chuva” diz respeito às bênçãos espirituais que recaem sobre os diversos tipos de solos. No entanto, não podemos discernir que tipo de crescimento (caso ocorra) se manifestará. Essa analogia engloba, especificamente, dois tipos de solo: um responde à chuva e “produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada” e “recebe a bênção de Deus”; enquanto o outro é estéril, “produz espinhos e ervas daninhas” e, assim, “é reprovado”.

De maneira similar, pessoas que ouvem atentamente o Evangelho e respondem com fé salvífica manifestam vida. Entretanto, outros que frequentam a Igreja, ouvem a verdade, mas, eventualmente, abandonam tudo diante de alguma adversidade, assemelham-se a um campo onde a vegetação nunca prospera. Como resultado, enfrentarão julgamento, “perto estão da maldição”.

“Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.” (Hebreus 6:9)

As “coisas melhores” que estão destinadas a acompanhar a salvação são listadas em Hebreus 6:10-12 (leia): trabalho, amor, serviço, dedicação, convicção segura na salvação e fé, paciência, e a herança das promessas. Esses elementos constituem o conjunto de “coisas que acompanham a salvação” e nos torna participantes de Cristo; mas, somente se mantivermos firmemente o alicerce da nossa confiança até o fim (leia Hebreus 3:14).  Cristo, por meio de Seu único e perfeito sacrifício, aperfeiçoa eternamente aqueles que estão sendo santificados (leia Hebreus 10:14). Em outras palavras, tornar-se um beneficiário da obra redentora de Cristo na cruz resulta em aperfeiçoamento eterno.

No desfecho, o autor de Hebreus dirige uma oração, a fim de que:

O Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, nos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazermos a Sua vontade, operando em nós o que perante Ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.” (Hebreus 13:20,21)

Perceba que, no versículo 21 fica evidente que nossa capacidade de perseverar na fé e de frutificar não depende de nós, mas de Deus. Ele está atuando em nós, cumprindo aquilo que é aceitável aos Seus olhos. Ele está cumprindo a promessa de nos preservar para que perseveremos.

Portanto, o estado e a experiência espiritual dos “iluminados” citados em Hebreus 6:4-6 se assemelham aos três primeiros tipos de solo da Parábola do Semeador, onde somente o quarto solo é caracterizado como bom e, portanto, frutífero. Os demais solos representam indivíduos que ouviram o Evangelho, reagiram de formas diferentes, mas nenhum deles produziu o fruto que atestaria uma verdadeira conversão, visto que a apostasia deles revela a falsidade de sua fé “demonstrada” inicialmente (leia João 8:31; Hebreus 3:6; 1 João 2:19).

E você, que o que tem produzido: erva proveitosa ou ervas daninhas?

Como está sua diligência em ouvir e praticar a Palavra?

Para onde fluem seus pensamentos na maior parte do dia: para as preocupações mundanas ou para a eternidade?

Como a sua fé se mantém diante da adversidade?

Reflita sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.