Leitura Bíblica: Atos 5:12-29
Versículo-chave: “Devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade humana.” (Atos 5:29 NVT)
A Igreja primitiva enfrentava novos desafios impostos pelas autoridades judaicas, que, de modo geral, eram motivados pelo impacto crescente das atividades da comunidade cristã. E Apesar de muitas pessoas demonstrarem profundo respeito pelos apóstolos, “ninguém mais tinha coragem de juntar-se a eles” durante suas reuniões regulares de oração no Templo (Atos 5:12-14). Alguns, talvez, receavam sofrer a mesma perseguição que os apóstolos já tinham enfrentado; outros, possivelmente, temiam experimentar o mesmo destino de Ananias e Safira.
As manifestações do poder de Deus em operação – como a generosidade, a integridade, a transparência, a unidade e o caráter dos líderes – chamavam a atenção até mesmo das pessoas das cidades vizinhas de Jerusalém. Os milagres realizados pelos apóstolos, além de atrair novos cristãos, confirmaram a veracidade da mensagem proclamada e evidenciaram que o poder do Espírito Santo estava presente entre os seguidores de Cristo.
“Tomados de inveja, o sumo sacerdote e seus oficiais, que eram saduceus, prenderam os apóstolos e os colocaram numa prisão pública.” (Atos 5:17-18 NVT)
A inveja corroía os líderes religiosos, pois Pedro e os outros apóstolos eram altamente estimados pelo povo. Enquanto aqueles líderes buscavam prestígio e reverência, os apóstolos tinham como objetivo principal levar as pessoas a honrar e temer a Deus.
Durante a noite, os apóstolos foram levados para fora da prisão, e sua libertação foi atribuída a um anjo do Senhor que, como mensageiro de Deus, deu uma ordem clara aos apóstolos: “Vão ao Templo e transmitam ao povo esta mensagem de vida!” (Atos 5:20 NVT).
Logo ao amanhecer, os apóstolos estavam novamente no Templo pregando, enquanto os oficiais enviados para buscá-los na prisão encontraram as celas seguras, mas vazias. Ao receberem a notícia de que os prisioneiros estavam no Templo, o capitão da guarda e os principais sacerdotes os trouxeram ao Sinédrio para um novo interrogatório.
O sumo sacerdote iniciou a sessão lembrando-os da proibição explícita de pregar, dada anteriormente (Atos 4:18; 5:28). Porém, os apóstolos sabiam onde estava sua lealdade:
“Devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade humana.” (Atos 5:29 NVT)
Portanto, embora os cristãos sejam chamados a viver em paz com todos (Romanos 12:18), o confronto com o mundo e suas autoridades é, por vezes, inevitável. Haverá momentos em que obedecer a Deus entrará em conflito com obedecer às pessoas. Nesses casos, é indispensável confiar na Palavra de Deus e priorizar a obediência a Ele. Que as palavras de Jesus nos tragam encorajamento:
“Felizes são vocês quando os odiarem e os excluírem, quando zombarem de vocês e os caluniarem como se fossem maus porque seguem o Filho do Homem.” (Lucas 6:22 NVT)