Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Gálatas 2:14,15

“Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do Evangelho, disse a Pedro na presença de todos: ‘Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios’.”

Quando Paulo testemunhou Pedro agindo de maneira prejudicial tanto à verdade do Evangelho quanto à paz da igreja, ele não hesitou em repreendê-lo por suas ações. O que exatamente Paulo viu? Ele viu que Pedro não estava se comportando corretamente “conforme a verdade do Evangelho”.

Mais especificamente, quando Pedro chegou a Antioquia, ele compartilhava refeições com os cristãos gentios. No entanto, quando os judaizantes chegaram, Pedro recuou em sua comunhão com os irmãos gentios, afastando-se deles (leia Gálatas 2:11-13). Dessa forma, tanto Pedro quanto os outros, inclusive Barnabé, deixaram de viver de acordo com o princípio ensinado pelo Evangelho, que proclama que a parede divisória entre judeus e gentios foi demolida com a morte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (leia Efésios 2:14-16).

Como a ofensa de Pedro foi pública, Paulo também o repreendeu “na presença de todos”, questionando-o: “Se você, sendo judeu, vive como os gentios e não como judeu, por que obriga os gentios a viverem como judeus?”. Com esse questionamento, Paulo procurou expor a contradição na conduta de Pedro, pois se ele, sendo judeu, podia dispensar a observância da lei cerimonial e viver de acordo com os costumes dos gentios, isso implica que ele não considerava a obediência à lei necessária, nem mesmo para os judeus, correto? Portanto, ele não poderia, de forma coerente com sua prática, impor essa obrigação aos cristãos gentios.

Paulo acrescentou ainda: Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios”.  Ele estava corrigindo a insensatez de retornar à lei. Se era errado para os judeus por natureza voltarem à lei e esperarem serem justificados por ela, ainda mais errado seria exigir dos gentios – que nunca estiveram sujeitos à lei – tal obrigação, uma vez que “pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (leia Gálatas 2:17).  Assim, Paulo continuou ensinando a doutrina da justificação pela fé, assunto que estudamos nos devocionais de 20 a 24 de março.

Portanto, não basta crer no Evangelho, é necessário aplicá-lo em nossa vida diária. Esse incidente nos ensina a desconfiar de nós mesmos e a avaliar nossa vida à luz das Escrituras, pois somente por meio dela podemos obter a sabedoria necessária para permanecer firmes em nossos princípios. Além disso, devemos estar sempre prontos tanto a exortar com bondade e mansidão, quanto a receber repreensões. Você está disposto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Consagração de Bebês

O Perfeito Louvor

Culto de Missões

Participação Especial WEC Brasil

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.