Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Atos 22:6-8

“Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu. E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ E eu respondi: ‘Quem és, Senhor?’ E disse-me: ‘Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues’.”

No desfecho do capítulo 21, Paulo se encontrava aprisionado, tal como predito por Ágabo, que anunciou o severo tratamento que os judeus lhe reservariam em Jerusalém (leia Atos 21:10,11). No entanto, mesmo diante dessa adversidade, ele foi agraciado com a liberdade de falar, concedida pelo comandante, a fim de que pudesse se defender. Dessa maneira, Paulo decidiu aproveitar essa ocasião para glorificar a Cristo.

De forma respeitosa, Paulo inicia seu discurso dirigindo-se aos “homens, irmãos e pais” (Atos 22:1), identificando-se como “judeu”, mais especificamente da tribo de Benjamim (leia Filipenses 3:5). Ele menciona seu local de nascimento em “Tarso da Cilícia” e destaca a educação culta que recebeu, sendo “criado aos pés de Gamaliel”, um renomado doutor da lei judaica. Além disso, Paulo ressalta que, como eles, havia sido zeloso pela lei de Moisés. E, assim, expressa a esperança de que aqueles que o ouviam pudessem também se tornar zelosos por Deus, em Cristo, assim como ele era naquele momento.

Paulo também compartilha sobre sua conversão pessoal, descrevendo vividamente o fervor e a fúria com que perseguia a fé cristã no passado (leia Atos 22:3-5). É importante destacar que Paulo não tinha nenhuma inclinação ou simpatia pelo cristianismo, tendo demonstrado um intenso repúdio antes da conversão a Cristo. Ele, outrora, esteve repleto de ira contra os discípulos do Senhor, ameaçando, e, até mesmo, votando pela morte deles em várias ocasiões (leia Atos 9:1; 26:10,11).

Paulo não apenas perseguia aqueles que seguiam o Caminho, mas atacava diretamente o próprio Caminho, o cristianismo, que era considerado desviante, uma seita; até que a graça irresistível o alcançou. A fé de Paulo em Cristo não surgiu por mero acaso ou influências externas (leia Atos 22:6-16). Ele detalha a história de sua conversão para enfatizar que ela foi, inteiramente, uma obra de Deus! E, “quem era Paulo para resistir a Deus?”, como diria o apóstolo Pedro (Atos 11:17).

Após refletir cuidadosamente sobre o testemunho de Paulo, permita-se ponderar sobre sua própria conversão:

Quanto tempo faz? Onde você morava? Como o Evangelho foi apresentado a você e, por quem? Quais foram as mudanças que você notou em si mesmo? Qual foi a reação dos seus familiares? Mas sobretudo, responda com sinceridade: você crê de todo o coração que a sua conversão foi, puramente, uma obra de Deus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.