Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Acampamento de 10 anos da IBEC: “Vivendo o Evangelho Puro & Simples” – Inscreva-se e venha comemorar conosco!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 4:30-34

Versículos-chave: É como uma semente de mostarda plantada na terra. É a menor das sementes, mas se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves fazem ninhos à sua sombra.” (Marcos 4:31-32 NVT)

Jesus também comparou o Reino dos Céus a uma semente de mostarda. Na Parábola da Semente, Ele nos ensinou sobre a atuação da graça de Deus no coração do homem. Já na Parábola do Grão de Mostarda, aprendemos sobre o avanço e a expansão do Reino de Deus no mundo.

A semente de mostarda era frequentemente usada pelos judeus como símbolo de algo extremamente pequeno e sem importância. Jesus a descreveu como “a menor das sementes” (Marcos 4:31 NVT). Em dois momentos distintos nos Evangelhos, Ele utilizou essa mesma figura para ilustrar a fé ainda imatura ou em desenvolvimento (Mateus 17:20; Lucas 17:6).

Embora minúscula em sua origem, essa semente, ao atingir sua fase adulta, “se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves fazem ninhos à sua sombra” (Marcos 4:32 NVT). Ela pode alcançar o tamanho de uma árvore, chegando a medir entre três e cinco metros de altura. Em nossa realidade, tais proporções podem parecer surpreendentes, pois não é comum vermos uma mostarda com esse porte. No entanto, em regiões do Oriente, esse tipo de crescimento é tanto real quanto possível.

As aves mencionadas aqui não devem ser confundidas com aquelas que aparecem na Parábola do Semeador (Marcos 4:4,15).  Nesta parábola, Jesus utiliza as aves apenas para ilustrar como a mostarda pode se tornar um refúgio contra as tempestades e o calor do sol, oferecendo também alimento através das pequenas sementes que se formam em suas vagens.

De maneira semelhante à semente de mostarda, o Reino dos Céus pode ter parecido insignificante em seus primeiros momentos. Contudo, assim como aquela pequena semente se desenvolve vigorosamente, o Reino de Deus produziria grandes resultados! Basta observarmos a trajetória da igreja de Cristo: ela teve seu início no Dia de Pentecoste e se espalhou de uma forma tão rápida que só pode ser explicada pela intervenção de Deus.

Apesar das lutas, perseguições e sofrimentos ao longo dos séculos, a igreja de Cristo não cessou de crescer. E continuará crescendo até o dia em que o Senhor Jesus retornar, de forma gloriosa, para a grande colheita!

“Então todos verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará seus anjos para reunir seus escolhidos de todas as partes do mundo, das extremidades da terra às extremidades do céu.”  

(Marcos 13:26-27 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!