Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 4:30-34

Versículos-chave: É como uma semente de mostarda plantada na terra. É a menor das sementes, mas se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves fazem ninhos à sua sombra.” (Marcos 4:31-32 NVT)

Jesus também comparou o Reino dos Céus a uma semente de mostarda. Na Parábola da Semente, Ele nos ensinou sobre a atuação da graça de Deus no coração do homem. Já na Parábola do Grão de Mostarda, aprendemos sobre o avanço e a expansão do Reino de Deus no mundo.

A semente de mostarda era frequentemente usada pelos judeus como símbolo de algo extremamente pequeno e sem importância. Jesus a descreveu como “a menor das sementes” (Marcos 4:31 NVT). Em dois momentos distintos nos Evangelhos, Ele utilizou essa mesma figura para ilustrar a fé ainda imatura ou em desenvolvimento (Mateus 17:20; Lucas 17:6).

Embora minúscula em sua origem, essa semente, ao atingir sua fase adulta, “se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves fazem ninhos à sua sombra” (Marcos 4:32 NVT). Ela pode alcançar o tamanho de uma árvore, chegando a medir entre três e cinco metros de altura. Em nossa realidade, tais proporções podem parecer surpreendentes, pois não é comum vermos uma mostarda com esse porte. No entanto, em regiões do Oriente, esse tipo de crescimento é tanto real quanto possível.

As aves mencionadas aqui não devem ser confundidas com aquelas que aparecem na Parábola do Semeador (Marcos 4:4,15).  Nesta parábola, Jesus utiliza as aves apenas para ilustrar como a mostarda pode se tornar um refúgio contra as tempestades e o calor do sol, oferecendo também alimento através das pequenas sementes que se formam em suas vagens.

De maneira semelhante à semente de mostarda, o Reino dos Céus pode ter parecido insignificante em seus primeiros momentos. Contudo, assim como aquela pequena semente se desenvolve vigorosamente, o Reino de Deus produziria grandes resultados! Basta observarmos a trajetória da igreja de Cristo: ela teve seu início no Dia de Pentecoste e se espalhou de uma forma tão rápida que só pode ser explicada pela intervenção de Deus.

Apesar das lutas, perseguições e sofrimentos ao longo dos séculos, a igreja de Cristo não cessou de crescer. E continuará crescendo até o dia em que o Senhor Jesus retornar, de forma gloriosa, para a grande colheita!

“Então todos verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará seus anjos para reunir seus escolhidos de todas as partes do mundo, das extremidades da terra às extremidades do céu.”  

(Marcos 13:26-27 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!