Leitura Bíblica: Atos 12:7-19
Versículo-chave: “Por fim, Pedro caiu em si. ‘É verdade mesmo!’, disse ele. ‘O Senhor enviou seu anjo para me salvar daquilo que Herodes e os judeus planejavam me fazer!’” (Atos 12:11 NVT)
Como sabemos, o apóstolo Pedro estava encarcerado sob rigorosa vigilância. Na noite anterior à sua possível execução, ele “dormia, preso com duas correntes entre dois soldados” (Atos 12:6 NVT). Esse detalhe desperta nossa admiração e nos leva a refletir: o que aconteceu com aquele Pedro retratado nos Evangelhos (como em Mateus 14:28-31), em comparação com o Pedro que encontramos no livro de Atos?
Após ser solto milagrosamente da prisão e ver o anjo se afastar, Pedro reconheceu:
“‘É verdade mesmo!’, disse ele. ‘O Senhor enviou seu anjo para me salvar daquilo que Herodes e os judeus planejavam me fazer!’” (Atos 12:11 NVT)
A partir dessa declaração, percebemos que uma das mudanças profundas operadas pelo Espírito Santo na vida de Pedro foi seu aprendizado em confiar plenamente “naquele que sempre julga com justiça” (1 Pedro 2:23 NVT). Ele também passou a se alegrar ao participar dos sofrimentos de Cristo (1 Pedro 4:13) e, sobretudo, aprendeu a descansar na Providência de Deus.
A compreensão dessa Providência dissipa todo o desespero, traz paciência, consolo e esperança em meio às tribulações que enfrentamos. Ainda que as autoridades nos tratem de maneira injusta e outras pessoas nos ameacem, podemos ter segurança no fato de que, em última instância, Deus está conduzindo todas as coisas conforme Seu plano soberano. Pedro entendeu com clareza que o Senhor o havia livrado “daquilo que Herodes e os judeus planejavam lhe fazer”. Crer na Providência de Deus nos permite experimentar a paz mesmo em meio ao caos.
Certas perguntas podem ser inevitáveis:
Por que Deus permitiu que Tiago morresse e, por outro lado, salvou Pedro de forma milagrosa?
Por que algumas crianças nascem com dificuldades físicas enquanto outras possuem altas habilidades?
Por que alguns desfrutam de abundância enquanto outros enfrentam extrema escassez?
A resposta a todas estas perguntas reside na vontade soberana de Deus. Se cremos que Ele é bom e sábio, podemos ter a certeza de que tudo o que Ele permite faz parte de Seus perfeitos desígnios para o bem do Seu povo. Assim, avançamos com plena confiança na sabedoria daquele que “faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito” (Romanos 8:28 NVT).