Leitura Bíblica: Filipenses 1:15-19
Versículo-chave: “Mas nada disso importa. Sejam as motivações deles falsas, sejam verdadeiras, a mensagem a respeito de Cristo está sendo anunciada, e isso me alegra.” (Filipenses 1:18 NVT)
Devido à prisão de Paulo, outros discípulos de Cristo foram motivados a proclamar o Evangelho com ainda mais coragem e dedicação. No entanto, o apóstolo destaca que alguns, lamentavelmente, “anunciam a Cristo por inveja e rivalidade” (Filipenses 1:15 NVT). De fato, é possível que um pregador do Evangelho, em vez de priorizar a mensagem, acabe se desviando, buscando se destacar acima dos demais.
A esse respeito, convém recordar a discussão entre os Doze sobre quem seria o maior, e a resposta de Jesus:
“Depois, começaram a discutir entre si qual deles era o mais importante. Jesus lhes disse: ‘Neste mundo, os reis e os grandes homens exercem poder sobre o povo e, no entanto, são chamados de seus benfeitores. Entre vocês, porém, será diferente. Que o maior entre vocês ocupe a posição inferior, e o líder seja o servo’.” (Lucas 22:24-26 NVT)
O verdadeiro ministério não tem a ver com alcançar notoriedade, mas em assumir a postura de um servo humilde. Paulo explicou que aqueles que pregavam movidos pela inveja e rivalidade tinham a intenção de entristecê-lo e aumentar sua angústia durante o tempo na prisão:
“Aqueles, no entanto, anunciam a Cristo por ambição egoísta, não com sinceridade, mas com o objetivo de aumentar meu sofrimento enquanto estou preso.” (Atos 1:17 NVT)
Paulo enfatiza que, embora houvesse rivalidades, alguns eram impulsionados pelo amor genuíno ao pregar o Evangelho. O que o apóstolo queria ensinar aos filipenses e a nós? Ele nos mostra que, mesmo em meio às tribulações, há sempre um propósito maior: fosse o Evangelho proclamado por inveja ou ambição, com sinceridade ou por contenda, Paulo não se deixava abalar. Pelo contrário, ele expressava com firmeza:
“Mas nada disso importa. Sejam as motivações deles falsas, sejam verdadeiras, a mensagem a respeito de Cristo está sendo anunciada, e isso me alegra.” (Filipenses 1:18 NVT)
Qual tem sido a nossa motivação ao pregar?
Que o Senhor nos conceda graça para proclamar o Evangelho com as motivações corretas.
🙌