Leitura Bíblica: Judas 1:17-19
Versículo-chave: “Amados, lembrem-se do que previram os apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Judas 1:17 NVT)
Há uma gentileza e, ao mesmo tempo, uma firmeza na forma como Judas inicia esta exortação: “Amados, lembrem-se…”. Essa abordagem demonstra o profundo cuidado que ele tinha por aqueles cristãos a quem escreve. Depois de expor o rumo destrutivo trilhado por aqueles que tentariam conduzi-los ao engano (Judas 1:16), o autor incentiva seus leitores a recordarem as declarações feitas anteriormente pelos “apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Essa expressão é especialmente significativa, pois Judas cresceu e conviveu na mesma casa com Jesus, mas, durante o ministério terreno do Salvador, ele não acreditava que Jesus fosse o Messias (João 7:5). Agora, porém, Judas O reconhece como “nosso Senhor Jesus Cristo”.
Judas direciona a atenção dos cristãos para algo que não era novidade, algo já antecipado pelos apóstolos. Em outras palavras, ele demonstra que nada do que estavam testemunhando a respeito dos falsos mestres deveria espantá-los, visto que os apóstolos já haviam advertido que dias difíceis viriam:
“Sei que depois de minha partida surgirão em seu meio falsos mestres, lobos ferozes que não pouparão o rebanho. Até mesmo entre vocês se levantarão homens que distorcerão a verdade a fim de conquistar seguidores.” (Atos 20:29 NVT)
“Acima de tudo, quero alertá-los de que nos últimos dias surgirão escarnecedores que zombarão da verdade e seguirão os próprios desejos.” (2 Pedro 3:3 NVT)
Além disso, Judas descreve o comportamento desses zombadores: “Eles provocam divisões entre vocês e seguem seus instintos naturais, pois não têm neles o Espírito” (Judas 1:19 NVT). A declaração de que promover rupturas e desunião é sinal de alguém que não possui o Espírito Santo está em total harmonia com a lista das obras da carne. Paulo menciona discórdias, facções e divisões como frutos da natureza humana corrompida (Gálatas 5:20).
Para nós, a exortação de Judas é extremamente atual. Vivemos em uma época na qual o desprezo pela fé, a distorção da verdade e a busca incessante por prazer se tornaram comuns. Portanto, a convocação continua sendo a mesma:
“Mas vocês, amados, edifiquem uns aos outros em sua santíssima fé, orem no poder do Espírito Santo e mantenham-se firmes no amor de Deus, enquanto aguardam a vida eterna que nosso Senhor Jesus Cristo lhes dará em sua misericórdia.” (Judas 1:20-21 NVT)




