Leitura Bíblica: Atos 2:12-41
Versículo-chave: “Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia prometido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje.” (Atos 2:33 NVT)
Após ouvir os discípulos proclamarem em diferentes idiomas “as coisas maravilhosas que Deus fez”, a primeira reação da multidão ali presente foi de confusão. Alguns se mostraram visivelmente admirados e perplexos, enquanto outros zombaram, atribuindo o ocorrido a um suposto estado de embriaguez (Atos 2:12-13).
Diante disso, Pedro deu um passo à frente, acompanhado pelos outros onze apóstolos, e começou a explicar o verdadeiro significado da situação, eliminando qualquer ideia de embriaguez, afinal, ainda era apenas nove horas da manhã. Ele iniciou sua mensagem mencionando o cumprimento de uma antiga profecia que anunciava que Deus derramaria seu Espírito, não mais apenas sobre profetas, reis e sacerdotes, como ocorria no Antigo Testamento, mas sobre todo tipo de pessoa (Atos 2:16-21). Pedro conclui sua explicação fazendo referência a Jesus:
“Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia prometido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje.” (Atos 2:33 NVT)
Pedro desenvolve seu sermão dirigindo-o especialmente ao povo de Israel, explicando que, embora Jesus tivesse sido rejeitado pelos judeus, Deus o ressuscitou dentre os mortos, algo que os apóstolos eram testemunhas oculares. Ele destacou que essa ressurreição já havia sido profetizada nas Escrituras:
“A respeito dele disse o rei Davi: ‘Vejo que o Senhor está sempre comigo; não serei abalado, pois ele está à minha direita. Não é de admirar que meu coração esteja alegre e que minha língua o louve; meu corpo repousa em esperança. Pois tu não deixarás minha alma entre os mortos, nem permitirás que o teu Santo apodreça no túmulo. Tu me mostraste o caminho da vida, e me encherás com a alegria de tua presença’.” (Atos 2:25-28 NVT; confira Salmos 16:8-11)
Pedro esclareceu que este salmo deveria ser interpretado como referência ao Messias, já que Davi, sendo mortal, morreu, foi enterrado, e seu túmulo permaneceu entre eles até aquele dia. Assim, a ressurreição de Jesus demonstrou que Ele era o Messias prometido, razão pela qual Ele também derramou o Espírito Santo, como já havia anunciado (Lucas 24:49). Dessa forma, a ressurreição de Cristo e o derramamento do Espírito Santo confirmaram que Jesus é o Senhor e o Cristo!
“As palavras partiram o coração dos que ouviam, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘Irmãos, o que devemos fazer?’.” (Atos 2:37 NVT)
Pedro os convocou ao arrependimento e ao batismo em nome de Jesus, para que seus pecados fossem perdoados e para que recebessem o dom do Espírito Santo, uma promessa feita “a todos que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus” (Atos 2:39 NVT). Muitos responderam positivamente à mensagem de Pedro, arrependeram-se e foram batizados; “e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” à igreja primitiva (Atos 2:41 NVT).
E você, já atendeu positivamente à chamada ao arrependimento?