Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 2:12-41

Versículo-chave: “Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia prometido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje.” (Atos 2:33 NVT)

Após ouvir os discípulos proclamarem em diferentes idiomas “as coisas maravilhosas que Deus fez”, a primeira reação da multidão ali presente foi de confusão. Alguns se mostraram visivelmente admirados e perplexos, enquanto outros zombaram, atribuindo o ocorrido a um suposto estado de embriaguez (Atos 2:12-13).

Diante disso, Pedro deu um passo à frente, acompanhado pelos outros onze apóstolos, e começou a explicar o verdadeiro significado da situação, eliminando qualquer ideia de embriaguez, afinal, ainda era apenas nove horas da manhã. Ele iniciou sua mensagem mencionando o cumprimento de uma antiga profecia que anunciava que Deus derramaria seu Espírito, não mais apenas sobre profetas, reis e sacerdotes, como ocorria no Antigo Testamento, mas sobre todo tipo de pessoa (Atos 2:16-21). Pedro conclui sua explicação fazendo referência a Jesus:

“Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia prometido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje.” (Atos 2:33 NVT)

Pedro desenvolve seu sermão dirigindo-o especialmente ao povo de Israel, explicando que, embora Jesus tivesse sido rejeitado pelos judeus, Deus o ressuscitou dentre os mortos, algo que os apóstolos eram testemunhas oculares. Ele destacou que essa ressurreição já havia sido profetizada nas Escrituras:

“A respeito dele disse o rei Davi: ‘Vejo que o Senhor está sempre comigo; não serei abalado, pois ele está à minha direita. Não é de admirar que meu coração esteja alegre e que minha língua o louve; meu corpo repousa em esperança. Pois tu não deixarás minha alma entre os mortos, nem permitirás que o teu Santo apodreça no túmulo. Tu me mostraste o caminho da vida, e me encherás com a alegria de tua presença’.” (Atos 2:25-28 NVT; confira Salmos 16:8-11)

Pedro esclareceu que este salmo deveria ser interpretado como referência ao Messias, já que Davi, sendo mortal, morreu, foi enterrado, e seu túmulo permaneceu entre eles até aquele dia. Assim, a ressurreição de Jesus demonstrou que Ele era o Messias prometido, razão pela qual Ele também derramou o Espírito Santo, como já havia anunciado (Lucas 24:49). Dessa forma, a ressurreição de Cristo e o derramamento do Espírito Santo confirmaram que Jesus é o Senhor e o Cristo!

“As palavras partiram o coração dos que ouviam, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘Irmãos, o que devemos fazer?’.” (Atos 2:37 NVT)

Pedro os convocou ao arrependimento e ao batismo em nome de Jesus, para que seus pecados fossem perdoados e para que recebessem o dom do Espírito Santo, uma promessa feita “a todos que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus” (Atos 2:39 NVT). Muitos responderam positivamente à mensagem de Pedro, arrependeram-se e foram batizados; “e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” à igreja primitiva (Atos 2:41 NVT).

E você, já atendeu positivamente à chamada ao arrependimento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Mensagem

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!