Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Filipenses 2:3,4

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”

Os participantes do Evangelho estão unidos pelos princípios do Evangelho, orientam-se de acordo com suas premissas, comprometem-se ativamente com o avanço do Reino e, consequentemente, buscam manifestar “o mesmo amor, o mesmo ânimo e o mesmo sentimento” (leia Filipenses 2:1,2). No entanto, muitos de nós persistem em hábitos pecaminosos obstinados, que teimam em perdurar mesmo após a conversão.

Diante desse desafio, o apóstolo Paulo exorta à abnegação, a fim de evitar que os filipenses – e todos nós – percam de vista o que é verdadeiramente importante:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”

O termo “abnegação” refere-se ao “ato de negar a si mesmo”, implicando renúncia aos interesses pessoais em favor do próximo. Este significado faz referência ao chamado de Cristo ao discipulado:

“Então disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me’.” (Mateus 16:24)

Assim, todo discípulo de Cristo deve ser, por natureza, abnegado, pois a abnegação é uma condição imposta por Jesus aos seus seguidores em relação ao custo do discipulado. Da mesma forma, o discípulo deve, por natureza, obedecer aos preceitos de Deus e seguir o exemplo de Cristo com humildade.

Enquanto a humildade contrasta com a vanglória, a consideração pelos outros é oposta à contenda motivada por ambições egoístas. Paulo, então, prescreve a humildade como antídoto para superar o orgulho e a busca por reconhecimento, ensinando que devemos considerar os outros como superiores a nós mesmos, não em um sentido literal, mas reconhecendo-os como merecedores de tratamento preferencial.

Paulo compreendia que a maior batalha dos filipenses não residia apenas em desafios externos, mas também nas atitudes internas que poderiam minar a unidade. Ao exemplificar sua abnegação diante das circunstâncias (leia Filipenses 1:12-18), ele orienta cada cristão filipense a uma autoavaliação que promova a valorização mútua.

Sempre que ambições egoístas e presunção ameaçarem minar a unidade da Igreja, devemos lutar para preservá-la, estando atentos não apenas às nossas necessidades, mas também aos interesses dos outros irmãos (leia 1 Coríntios 10:24).

Como discípulos de Cristo, recebemos a mesma exortação: o autoexame sincero, mediado pelo Espírito Santo que habita em nós, conduz à verdadeira humildade. Isso possibilita ao indivíduo considerar o próximo antes de si mesmo, valorizar mais as pessoas do que os bens materiais ou planos pessoais, e considerar os outros superiores a si mesmo.

Sejamos, portanto, abnegados!

E “cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.”  (Romanos 15:2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Escola Bíblica (Quinta)

“A Nova Jerusalém: Nossa Morada Eterna”

Culto dos Adolescentes

#naigreja

Culto de Jovens

Imago Dei

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!