Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14:38 NVT)

O versículo de hoje é a advertência de Jesus aos discípulos que Ele levou consigo ao Getsêmani: Pedro, Tiago e João (confira Marcos 14:32-33 No momento em que deveriam estar em vigilância e oração, eles sucumbiram ao sono. Mesmo tendo sido alertados pouco antes sobre o perigo iminente e sobre como sua fé vacilaria (confira Marcos 14:27-28), ainda assim dormiram.

Muitas pessoas interpretam erroneamente essa declaração de Jesus; alguns chegam até a usar a expressão “a carne é fraca”para justificar uma vida de pecados recorrentes. Entretanto, primeiramente, é essencial analisar o versículo no contexto em que foi dito. Qual era esse contexto? A noite em que Jesus foi traído e preso. Naquela ocasião, Ele estava enfrentando um momento de grande angústia (confira Marcos 14:34), pois estava prestes a beber o cálice da ira divina que seria derramado sobre Ele. É dentro desse cenário que Jesus nos lembra de que, em nós, existe um “espírito disposto” e uma “carne fraca”.

Nesse sentido, o “espírito” se refere ao aspecto invisível do ser humano que adora a Deus (confira João 4:23); enquanto a “carne” representa nossa natureza humana, com suas fragilidades e necessidades, que devem ser submetidas à vontade divina (confira Gálatas 5:17). Assim, ao afirmar que “o espírito está disposto, mas a carne é fraca”, Jesus estava destacando que a carne, com suas limitações, não acompanha a prontidão do espírito. Isso ficou evidente no comportamento dos três discípulos após Jesus os deixar de vigília pela segunda e terceira vez:

“Quando voltou pela segunda vez, mais uma vez encontrou os discípulos dormindo, pois não conseguiam manter os olhos abertos. Eles não sabiam o que dizer. Ao voltar pela terceira vez, Jesus disse: ‘Vocês ainda dormem e descansam? Basta; chegou a hora. O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos de pecadores’.” (Marcos 14:40-41 NVT)

Embora os discípulos estivessem dispostos a atender ao pedido de Jesus e permanecerem vigilantes em oração, a fraqueza da carne os conduziu ao sono. Esses acontecimentos foram registrados para nossa instrução; por isso, que o alerta solene de Jesus aos Seus discípulos ecoe constantemente em nossas mentes:

“Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca!”

Cabe a nós orar de maneira contínua, com regularidade e constância. Vigiar sem orar demonstra autossuficiência e arrogância. Orar sem vigiar revela apenas uma postura pragmática. Se não disciplinarmos a carne diariamente, ela acabará nos dominando e, então, seremos envergonhados.

“Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam.”

(1 Coríntios 10:12 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Escola Bíblica (Quinta)

“A Nova Jerusalém: Nossa Morada Eterna”

Culto dos Adolescentes

#naigreja

Culto de Jovens

Imago Dei

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!