“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e o abençoou […] Então tomou o cálice de vinho e agradeceu a Deus.” (Marcos 14:22,23 NVT)
Jesus abençoa e parte o pão; toma o cálice e agradece. Pão e vinho representam o Seu corpo e o Seu sangue. Com esses elementos, Ele estabeleceu a Ceia:
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e o abençoou. Em seguida, partiu-o em pedaços e deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomem, porque este é o meu corpo’. Então tomou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois, entregou-o aos discípulos, e todos beberam. Então Jesus disse: ‘Este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício por muitos’.”
(Marcos 14:22-24 NVT)
Vale ressaltar que, antes de participar dos elementos da Ceia, os discípulos foram levados por Jesus a refletirem sobre si mesmos (confira Marcos 14:18). Jesus desejava despertar, na mente de Seus discípulos, aquela sondagem do coração que Marcos relata de maneira tão clara:
“Aflitos, eles protestaram: ‘Certamente não serei eu!’.” (Marcos 14:19 NVT)
Por meio dessa atitude, Jesus pretendia instruir toda a igreja, em qualquer lugar do mundo, que a ocasião de se aproximar da mesa do Senhor deve ser acompanhada por um criterioso autoexame. O pão que comemos e o vinho que bebemos, na mesa do Senhor, não nos trazem qualquer benefício por si só, apenas por causa da consagração de quem os ministra. Se não recebemos os elementos da Ceia de maneira digna e com fé, estamos desrespeitando o significado deste solene memorial.
Portanto, afirmar que a Ceia do Senhor terá um efeito positivo sobre todos que participam, independentemente da forma como o fazem, é uma interpretação equivocada das Escrituras! Por outro lado, não devemos nos contentar em evitar participar da mesa do Senhor, alegando que somos indignos.
Enquanto continuamos nos afastando da Ceia, estamos desobedecendo uma das ordenanças de Cristo e, por consequência, pecando. Da mesma forma, não podemos nos aproximar da mesa do Senhor como se fosse uma mera formalidade, de maneira indigna e sem qualquer introspecção; pois estaríamos cometendo uma grave transgressão.
Então, de que forma devemos participar da Ceia? A única maneira correta de nos aproximarmos da Ceia do Senhor é sendo servos fiéis de Cristo, vivendo uma vida que reflete nossa fé nEle. Somente assim poderemos nos aproximar da Ceia com ousadia, esperança e confiança.
“Porque cada vez que vocês comem desse pão e bebem desse cálice, anunciam a morte do Senhor até que Ele venha. Assim, quem come do pão ou bebe do cálice do Senhor indignamente é culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Portanto, examinem-se antes de comer do pão e beber do cálice, pois, se comem do pão ou bebem do cálice sem honrar o corpo de Cristo, comem e bebem julgamento contra si mesmos.”
(1 Coríntios 11:26-26 NVT)