“Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.” (Atos 20:24 NVT)
O versículo de hoje traz uma declaração do apóstolo Paulo, onde ele afirma que, em comparação com o grande objetivo de anunciar o Evangelho, não considera sua própria vida como valiosa. Paulo não está menosprezando sua vida ao ponto de desistir de viver. Na verdade, ele está afirmando que de nada valeria sua vida se desprezasse ou negligenciasse “a missão que lhe foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus”.
O apóstolo estava focado em cumprir com alegria sua carreira e missão recebidos por Cristo. Ele não concentrava suas energias em agradar a si mesmo, mas a Cristo. Paulo se comprometeu a ser leal à responsabilidade de pregar o Evangelho (confira 1 Tessalonicenses 2:4), mesmo que isso pudesse resultar em dificuldades, angústias, prisões e perseguições (confira Atos 20:22,23). Da mesma forma, todos os cristãos são chamados a proclamar este Evangelho.
Mas, o que é o Evangelho? Paulo o chamou de “boas-novas da graça de Deus”. A graça é a essência do Evangelho; o Evangelho é o anúncio de que Deus perdoa os pecados do homem com base na misericórdia e favor imerecido. Estávamos mortos em nossa desobediência e muitos pecados (confira Efésios 2:1), éramos tanto culpados quanto condenados; mas, pela graça de Deus, podemos ser justificados.
“Com isso, Deus se mostrou justo, condenando o pecado, e justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus.” (Romanos 3:26 NVT)
Diante disso, é importante refletir:
Para onde temos direcionado nossos esforços: estamos nos empenhando para agradar a Cristo ou a nós mesmos?
Temos considerado como mais importante nossa própria vida, ou o testemunho do Evangelho da graça de Deus?