“Portanto, proclamamos a Cristo, advertindo a todos e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para apresentá-los maduros em Cristo. Por isso trabalho e luto com tanto esforço, na dependência de seu poder que atua em mim.” (Colossenses 1:28-29 NVT)
O apóstolo Paulo, em sua dedicada missão de proclamar o Evangelho, vai além da evangelização. Ele proclama a Cristo com fervor, admoestando a todos e instruindo-os “com toda a sabedoria”, a fim de levá-los à maturidade, aquele estágio em que todo cristão experimentará, em si mesmo, o término da obra de Cristo:
“Quando vier o que é perfeito, essas coisas imperfeitas desaparecerão.”
(1 Coríntios 13:10 NVT)
“Até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo.” (Efésios 4:13 NVT)
O Evangelho, que esteve oculto por séculos e gerações, na plenitude dos tempos foi manifestado aos santos e, agora, brilha em toda sua clareza e compreensão. Com diligência, Paulo declara que “por isso trabalha e luta com tanto esforço, na dependência do poder de Cristo que atua nele”. O apóstolo reconhece que, sem Cristo, ele nada poderia fazer.
Assim, a maturidade está entrelaçada em diversos pilares:
- Perseverança inabalável na fé em Cristo, nela permanecendo firme (confira Colossenses 1:23).
- Ruptura total com os padrões mundanos através de uma nova mentalidade sujeita a Cristo e à vontade boa, perfeita e agradável de Deus (confira Romanos 12:1-2).
- Vivendo e andando sob a influência do Espírito Santo (confira Gálatas 5:16).
- Adoração sincera a Deus: em espírito e em verdade (confira João 4:23-24).
- Manifestação do fruto do Espírito (confira Gálatas 5:22-23).
- Busca incessante pelo crescimento na graça e conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo (confira 2 Pedro 3:18).
Portanto, reflita:
Sou um cristão maduro?
Tenho buscado a companhia de cristãos maduros?
Tenho proclamado a mensagem do Evangelho com sabedoria; admoestando e instruindo outros para que também alcancem a maturidade em Cristo?