Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 5:7-9

Versículo-chave: “Pois antigamente vocês estavam mergulhados na escuridão, mas agora têm a luz no Senhor. Vivam, portanto, como filhos da luz!”  (Efésios 5:8 NVT)

O apóstolo Paulo já nos mostrou até aqui que o amor genuíno precisa ser demonstrado por atitudes concretas, pois não se resume a um conceito ou a um sentimento abstrato, mas se revela em ações impulsionadas pela consciência de nossa responsabilidade com os outros. Especialmente porque, se realmente amamos a Deus, seremos conduzidos a viver em pureza, unidade e santidade. Isso implica tanto rejeitar as más influências quanto o estilo de vida delas:

“Não participem do que essas pessoas fazem.” (Efésios 5:7 NVT)

O termo “participar” carrega o sentido de comunhão, associação ou aliança; não é meramente estar junto em um encontro, mas dividir valores, princípios e práticas. A mesma palavra aparece em Efésios 3:6, quando Paulo explica que os gentios passam a “participar” como coerdeiros das promessas de Deus em Cristo Jesus.

Paulo não apenas adverte que os discípulos de Cristo não devem compartilhar dos pecados cometidos conscientemente pelos incrédulos, mas também apresenta a razão:

“Pois antigamente vocês estavam mergulhados na escuridão, mas agora têm a luz no Senhor. Vivam, portanto, como filhos da luz!”  (Efésios 5:8 NVT)

Em outras palavras, não há possibilidade de conciliação entre a luz e as trevas. A Escritura é clara quanto a isso; o que frequentemente nos falta é firmeza para decidir e assumir posicionamentos: um cristão não pode estar debaixo do mesmo jugo que um descrente, isso não faz sentido algum! (2 Coríntios 6:14-16)

Quando esse ensino é apresentado, o mundo pode retrucar dizendo que soa como intolerância ou discurso de ódio. Porém, não é isso! O próprio Senhor Jesus acolhia e se sentava à mesa com pecadores e cobradores de impostos (Lucas 15:1-2), mas isso jamais significou aprovação de suas práticas; Cristo nunca se calou diante do pecado.

Portanto, não se trata de ódio, segregação ou preconceito, mas de consciência espiritual: os cristãos não podem viver à semelhança dos que não conhecem a Deus. Numa sociedade marcada pela corrupção do pecado, Paulo nos exorta: “Vivam, portanto, como filhos da luz”. Da mesma forma, escreveu aos filipenses:

“Levem uma vida pura e inculpável como filhos de Deus, brilhando como luzes resplandecentes num mundo cheio de gente corrompida e perversa.” (Filipenses 2:15 NVT)

Somos aqueles que se opõem ao pecado e apontam o caminho seguro da vida eterna que é Cristo Jesus. Nossa função é brilhar a luz de Deus em meio às trevas. Isso não significa romper todos os relacionamentos com não-cristãos, mas relacionar com a sociedade sem associar aos seus valores e condutas.

Como imitadores de Deus, torna-se incoerente quando os cristãos se envolvem nas mesmas obras do mundo. O motivo é simples: antes vivíamos “mergulhados na escuridão”, mas agora possuímos “a luz no Senhor”. Por isso, devemos andar como filhos da luz, de maneira condizente com a nova natureza recebida, “pois o fruto da luz produz apenas o que é bom, justo e verdadeiro” (Efésios 5:9 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!