Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 9:42-50

Versículos-chave: “Pois cada um será provado com fogo. O sal é bom para temperar, mas, se perder o sabor, como torná-lo salgado outra vez? Tenham entre vocês as qualidades do bom sal e vivam em paz uns com os outros.” (Marcos 9:49-50 NVT)

Jesus declarou que até mesmo um gesto tão simples – como oferecer um copo com água para um discípulo – será recompensado por Deus (Marcos 9:41). Contudo, há uma advertência severa para aqueles que levam outros a pecar e rejeitam o caminho da santidade. Assim, Ele enfatiza a necessidade de eliminar qualquer hábito que sirva de obstáculo ao caminho da santificação.

Jesus recorre a uma hipérbole — uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero — para evidenciar a seriedade de causar dano espiritual a alguém: “uma grande pedra de moinho” (Marcos 9:42 NVT). Esta era uma rocha circular e muito pesada, com aproximadamente trinta centímetros de largura e mais de um metro e meio de altura, utilizada para triturar grãos e produzir farinha. Jesus afirma que seria preferível amarrar essa pedra ao pescoço e ser lançado ao mar do que induzir um pequenino ao pecado.

No que diz respeito à nossa santificação, Jesus também deixou claro que seria melhor perder uma mão, um pé ou até mesmo um olho do que “ser lançado no fogo inextinguível do inferno” (Marcos 9:43 NVT). A mão pode representar nossas ações; o pé, a maneira como conduzimos nossa vida; e o olho, aquilo que desejamos. Esses aspectos podem se tornar áreas de perigo; se não forem enfrentados com firmeza, podem resultar na perdição eterna. A menção ao inferno como “fogo inextinguível” faz alusão a um local de descarte de lixo que ficava fora dos muros de Jerusalém, onde o fogo ardia continuamente — uma imagem bem familiar aos ouvintes de Jesus.

O termo “cortar” deve ser compreendido de maneira simbólica, indicando a necessidade de adotar atitudes radicais, se for preciso, para evitar cair em pecado. Assim, quem decide trilhar o caminho do discipulado verdadeiro precisa empenhar-se em uma luta constante contra os impulsos e desejos da natureza humana pecaminosa, vivendo de forma obediente, disciplinada e auto renúncia.

“Pois cada um será provado com fogo.” (Marcos 9:49 NVT)

ou “Porque cada um será salgado com fogo” (Marcos 9:49 ARA)

A conjunção “pois” ou “porque” mostra que Jesus desejava que Seus seguidores aplicassem as lições anteriores à sua própria conduta. Cada oferta apresentada no culto judaico era temperada com sal antes de ser colocada no altar (Levítico 2:13). O sal tornava a oferta aceitável a Deus; simbolizava a aliança entre Deus e o Seu povo, e tinha o propósito de recordar ao povo que tal pacto era sagrado e deveria ser mantido fielmente.

“O sal é bom para temperar, mas, se perder o sabor, como torná-lo salgado outra vez? Tenham entre vocês as qualidades do bom sal e vivam em paz uns com os outros.” (Marcos 9:50 NVT)

Os cristãos são chamados de sal da terra (Mateus 5:13) e, portanto, ter “as qualidades do bom sal” significa exercer uma influência positiva e saudável no mundo, para exaltar a glória de Cristo. A expressão “vivam em paz uns com os outros” é um chamado à atitude que Jesus corrigiu nos versículos 33, 34 e 38, quando os discípulos disputavam sobre quem seria o maior e quando proibiram alguém de servir a Cristo pelo simples fato de não pertencer ao grupo dos Doze.

Os discípulos são orientados a abandonar a soberba, substituindo-a por um serviço humilde, preservando assim relacionamentos pacíficos com os demais cristãos. Aqueles que possuem “as qualidades do bom sal” vivem em harmonia; os que não as têm vivem em constante conflito. Portanto, “no que depender de vocês, vivam em paz com todos!” (Romanos 12:18 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!