Leia Mateus 6:10:
“Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.”
No versículo de hoje encontramos dois pedidos: que o reino de Deus se manifeste (venha) e que a vontade de Deus seja executada (feita) na terra e no céu. Perceba que, na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina primeiramente a orar pela santificação (reverência, honra) do nome de Deus; depois Ele nos direciona a orar pelos meios para isso: que o reino de Deus seja estabelecido em nossos corações! Você tem refletido sobre este reino?
O reino de Deus foi anunciado no início do ministério terreno de Jesus e, embora sempre fosse esperado pelos judeus, a expectativa deles não estava correta. Eles aguardavam a manifestação de um reino visível, governado por um Messias militar que os libertaria do poder romano. Mas o Senhor Jesus manifestou o reino de uma maneira bem diferente e, ao ser interrogado sobre quando viria o reino de Deus, Ele (Jesus) respondeu:
“O reino de Deus não vem de forma visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele”, ou ‘Lá está’; porque o reino de Deus está dentro de vós”
(leia Lucas 17:20,21).
Para ser um cidadão deste reino é necessário que ele seja revelado pelo Espírito Santo e recebido pela graça de Deus, por meio da fé. O Senhor Jesus – sendo 100% Deus, 100% Homem – nos revelou de forma perfeita quem é Deus; e iniciou seu ministério dizendo que o tempo determinado havia chegado, exortando todos ao arrependimento (leia Marcos 1:15). Assim, Cristo inaugurou o reino de Deus na terra, cujas características são: justiça, paz e alegria no Espírito Santo (leia Romanos 14:17). Além de revelar o reino, o Senhor Jesus nos ensinou a orar para que a vontade de Deus fosse feita assim na terra como no céu (Mateus 6:10). Daí surge uma pergunta: a vontade de Deus é sempre feita?