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Leia Hebreus 6:4,6

“Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminadose recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.”

Você já parou para refletir sobre a plenitude da salvação em Jesus? Ao ler atentamente os versículos acima, inicialmente, alguns podem interpretar, erroneamente, que Jesus não foi suficiente para a salvação daqueles hebreus que caíram. Qual foi o pecado cometido pelos iluminados que recaíram ao ponto de ser impossível que sejam renovados para arrependimento? Haveria algum outro pecado além da blasfêmia contra o Espírito Santo (leia Mateus 12:31)?

Para responder a essas e outras perguntas que surgem ao ler este texto, precisamos, primeiramente, compreender o contexto, a intenção e o público-alvo da carta. Ela foi escrita para apresentar e confirmar aos hebreus dispersos a transcendência do Evangelho e afastá-los das práticas da lei cerimonial, às quais estavam apegados com grande devoção. A carta aos Hebreus é um apelo à perseverança cristã, lembrando-os da excelência do sacrifício de Cristo, a fim de que não retornassem às práticas cerimoniais exigidas pela Lei.

Deste modo, os iluminados só poderiam ter caído em um tipo de pecado para o qual não há possibilidade de restauração. O autor da carta está afirmando que não há perdão, que “é impossível serem renovados para o arrependimento novamente”. O pecado cometido pelos hebreus para o qual não há perdão é o mesmo que Paulo se refere em Gálatas 5:1-4 (leia atentamente):

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.”

E, com base no contexto, intenção, público-alvo da carta aos Hebreus e nos versículos da carta de Paulo aos Gálatas, podemos perceber claramente que o pecado mencionado é:  a negação da suficiência de Cristo para a salvação. Os hebreus estavam buscando justificação pela Lei, ignorando a obra de redenção para a sua salvação.

Em outra parte da carta aos Gálatas, Paulo também aborda esse tema, destacando que aqueles que confiam nas obras da Lei estão debaixo de maldição, pois ninguém é justificado diante de Deus pela Lei, mas sim pela fé. Veja:

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: ‘Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las’. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.” (Gálatas 3:10,11)

Assim, a questão exposta está entre confiar em Cristo pela fé, para que Sua justiça seja considerada como nossa, e ser salvo pela graça; ou buscar cumprir a Lei para a salvação. No entanto, ninguém pode cumprir a Lei integralmente sem pecar, tornando impossível ser salvo por ela. Portanto, quem escolhe ser salvo pela Lei está perdido, pois a justificação vem somente através da graça e da fé em Cristo. A nossa salvação não é alcançada pela nossa própria obediência à Lei, mas sim porque Jesus a cumpriu integralmente por nós.

“Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.” (Gálatas 3:12-14)

Portanto, a afirmação “Uma vez salvo, sempre salvo” permanece correta para aqueles que creem em Cristo como único e suficiente Salvador, “porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim” (Hebreus 3:14).

Respostas de 9

  1. A excelência do amor de Deus, nos torna filho por meio de Jesus Cristo. Creio na Salvação Eterna, assim como Eterna é a obra de Cristo. O “filho pródigo” mesmo quando estava no chiqueiro, a serviço daquele estranho, não deixou de ser filho. Quando o filho tomou uma posição de “voltar” à casa paterna, o Pai já tinha ciência e o avistou ainda estando longe e se adiantou a ir ao seu encontro. Glória Deus.

  2. Como assim: uma vez salvo sempre salvo?
    Existe várias condicionais.
    Sempre tem um SE, uma condição para a salvação.
    Se cair no pecado, como será salvo?
    Ninguém está livre.

    1. Meu irmão,
      em primeiro lugar, gostaríamos de sugerir que você fizesse a leitura dos devocionais (anterior e posterior) a esta postagem – datas 04/08/23 e 06/08/23, respectivamente.

      Em segundo lugar, não existem condicionais para a afirmação “Uma vez salvo, sempre salvo”. Por que? Porque se cremos que foi Cristo quem nos salvou, consequentemente, cremos que ninguém poderá nos arrebatar das Suas mãos (leia João 10:347-30). É Deus quem inicia, mantém e consuma a nossa salvação.

      Em terceiro lugar, a única condição para a salvação é crer em Cristo Jesus: se cremos, temos a vida eterna; se não cremos, a ira de Deus permanece sobre nós (leia João 3:36; 5:24).

      Em quarto lugar, sobre a sua pergunta “Se cair no pecado, como será salvo?”: se uma pessoa foi salva por Cristo – regenerada, justificada e santificada – ela será preservada por Ele e perseverará até o fim! Um dos benefícios da justificação pela fé é justamente este: em Cristo, todos os nossos pecados – passado, presente e futuro – já foram perdoados! Temos paz com Deus! (leia Romanos 5:1)
      Enquanto estiver neste mundo, esta pessoa salva por Cristo permanecerá em guerra contra o pecado (leia Gálatas 5:16-17). Mas o pecado já não terá mais domínio sobre ela (leia Romanos 6:14-18).

      Em quinto lugar, sobre a sua exclamação “Ninguém está livre!”, é verdade, ninguém está livre! Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). Mas assim como o salário do pecado é a morte, o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6:23).

      Portanto, uma vez salvo, sempre salvo!

  3. Boa noite.
    Porque está escrito que aquele que perseverar até o fim, será salvo? Existe uma condição.
    Está escrito: seja fiel até a morte, e te darei a Coroa da vida. Existe sim condição para atingir a salvação! Ou não . O que a Bíblia quis dizer com isso?
    Só quero entender.

    1. Meu irmão, em primeiro lugar, obrigado por enviar suas dúvidas.
      Vamos lá?

      A única condição para a salvação é crer em Cristo Jesus; e só temos condições de crer por causa da graça de Deus. Na carta de Paulo aos Efésios, o apóstolo é enfático:
      “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar. Pois somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que Ele de antemão planejou para nós.” (Efésios 2:8-10 NVT)
      Perceba que Paulo está dizendo que a salvação “não é uma recompensa pela prática das obras” e explica o motivo: “para que ninguém venha a se orgulhar”. Logo, não há nada que possamos praticar – perseverar ou ser fiel até a morte – que possa nos levar à salvação.

      Paulo ainda diz que os salvos foram “criados em Cristo Jesus a fim de realizar as obras que Ele de antemão planejou para nós”. Logo, todo aquele verdadeiramente salvo em Cristo, perseverará e será fiel até à morte; não em sua própria força ou vontade, mas porque, antes, Deus o preservará! Ou seja, não perseveramos ou somos fiéis para sermos salvos, mas porque fomos salvos mediante o sacrifício de Cristo.
      Portanto, em Efésios 2:8-10, Paulo está alegando que a salvação é totalmente pela graça e não deve conter a mínima cooperação do homem, tanto para conquistá-la quanto para mantê-la.

      Abraço!

  4. Graça e paz ,muito obrigado por nos esclarecer essa dúvida!Hoje a uma,dificuldades de entender isso!Pessoas evangelicas formadas em psicologia, falam que veem isso de uma forma diferente,e que pessoas que se diziam ser salva hoje estão no mundo,por algum motivo,que a afastou.Então uma pessoa,que cresceu na igreja está na igreja,dizer que pensava assim!Salvo uma vez ,salvo para sempre!Essa pessoa hj é formada em,psicologia não concorda nisso ,por que não 🙈 podemos jugar!Então eu me expressei,Jesus como assim?

  5. Porque que todas as vezes, que se fala ,em salvo uma vez, salvo para sempre,as pessoas apontam para a vida de Davi,que caia em pecado o tempo todo, e falam que Davi se afastou de Deus!Não sei se estou equivocada, Davi pecou,assim como nós pecamos até em um olhar diferenciado, porém nunca se afastou do senhor e ao mesmo tempo se arrependia!Ele está dentro deste contexto de salvação,poderia explicaram?

    1. Graça e paz, Ivonete!

      Sobre sua pergunta…é compreensível que muitas pessoas apontem para Davi como exemplo de alguém que pecou repetidamente, mas a questão central não é sobre o pecado em si, e sim sobre o arrependimento genuíno e a fidelidade a Deus, mesmo em meio às falhas. Davi, assim como todos nós, era humano e pecador, mas a Bíblia nos mostra que ele tinha um coração contrito e constantemente se voltava a Deus em arrependimento sincero.
      Podemos perceber isso claramente no Salmos 51 quando Davi escreve:
      “Lava‑me de toda a minha iniquidade e purifica‑me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim […] Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve‑me a alegria da tua salvação e sustenta‑me com um espírito pronto a obedecer.” (Salmos 51:2-3, 10-12 NVI)
      A declaração “salvo uma vez, salvo para sempre” ensina que a salvação é um ato definitivo de Deus na vida do crente, sustentado pela graça e pelo sacrifício de Jesus Cristo, e não por nossas obras ou comportamento. Davi não se afastou de Deus no sentido de rejeitar a fé ou viver uma vida sem arrependimento. Mesmo em meio ao pecado, ele reconhecia suas falhas e buscava a reconciliação com o Senhor.
      Logo, a história de Davi não contradiz a segurança da salvação, mas mostra como Deus é misericordioso com aqueles que têm um coração arrependido. A verdadeira marca de alguém salvo não é a ausência de pecado, mas sim a disposição de sempre se voltar a Deus, confiar na Sua graça e continuar caminhando com Ele. Ou seja, o salvo será preservado por Deus para perseverar até o fim!

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