Leia Atos 9:26,27
“E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.”
Saulo começou a testemunhar sua recente fé na sinagoga de Damasco (leia Atos 9:19,20). Porém, antes de se tornar um líder cristão confiável, ele precisou aprender duras lições. Descobriu que as pessoas não esquecem facilmente os erros cometidos e que esses erros podem persegui-lo por muito tempo, mesmo depois de tê-los abandonado (leia Atos 9:21).
Assim que Saulo se converteu, tornou-se um pregador e, consequentemente, enfrentou sofrimentos. Ao chegar em Jerusalém, ele tentou se juntar aos discípulos, mas foi rejeitado e as portas se fecharam para ele porque “todos o temiam”. Nesse momento, é importante que usemos as “armas da justiça, à direita e à esquerda” (2 Coríntios 6:7) para não desanimarmos diante do tratamento hostil e grosseiro daqueles que deveriam ser nossos companheiros de fé. Saulo teve que aprender a lidar com suspeitas, pois os discípulos não acreditavam que ele fosse um deles. Jesus já estava mostrando a Saulo o quanto ele teria que sofrer em Seu nome.
A desconfiança dos discípulos foi dissipada quando “Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos”. A apresentação de um recém-convertido na comunidade dos fiéis é uma tarefa importante que devemos estar prontos para fazer quando surgir a oportunidade. Saulo mostrou-se dedicado à causa de Cristo, o que irritou seus inimigos ao vê-lo associado aos apóstolos (leia Atos 9:27,28).
É interessante notar que o mesmo fervor que transformou Saulo em um perseguidor fanático enquanto estava incrédulo, também o tornou um defensor ousado e zeloso da fé. Os gregos, incapazes de lidar com Saulo nos debates, tentaram matá-lo, assim como fizeram com Estêvão quando não conseguiram resistir ao Espírito com o qual ele falava (leia Atos 6:10). Diante disso, os irmãos buscaram protegê-lo e tirá-lo de cena.
Quando Saulo deixou Jerusalém, a ira dos judeus gregos diminuiu em certa medida, resultando em paz e crescimento nas igrejas de toda a Judéia, Galileia e Samaria. Eles andavam no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo (leia Atos 9:31). Às vezes, a igreja cresce mais em meio a aflições, enquanto em outros momentos a paz contribui para o seu crescimento. Independentemente do período em que nos encontremos, é importante que busquemos cada vez mais nos conformar à imagem de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (leia Romanos 8:28,29).