Leitura Bíblica: Efésios 2:17-22
Versículo-chave: “Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus.” (Efésios 2:19 NVT)
Paulo continua explicando que Cristo anunciou as “boas-novas” de salvação tanto para os que “estavam longe” (gentios) quanto para os que “estavam perto” (judeus) – (Efésios 2:17 NVT). Em outras palavras, não importa se a pessoa é gentia ou judia: se não crer em Jesus como Senhor e Salvador, não será salva!
A prática da circuncisão era o sinal externo e visível de uma aliança com Deus, estabelecendo uma clara separação entre os descendentes físicos de Abraão e os chamados “incircuncisos”. Contudo, a única circuncisão que possui valor diante de Deus é aquela realizada no interior, quando o próprio Deus transforma o coração humano, removendo nossa corrupção espiritual. Desse modo, a regeneração e a salvação de uma pessoa ocorrem exclusivamente por um ato soberano de Deus (Colossenses 2:11).
A verdadeira paz com Deus só é obtida e preservada por meio de Cristo; portanto, não há relevância se alguém é judeu ou gentio pois, em Cristo, todos se tornam iguais mediante a fé. Antes, apenas uma vez ao ano, os judeus podiam adentrar ao Santo dos Santos, e isso somente através do sumo sacerdote; porém, agora possuímos um Sumo Sacerdote eterno, Jesus Cristo (Hebreus 10:19). Antes, os gentios eram impedidos de prestar culto ao Senhor; mas “agora, por causa do que Cristo fez, todos temos acesso ao Pai pelo mesmo Espírito” (Efésios 2:18 NVT).
“Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus.” (Efésios 2:19 NVT)
Cada um de nós é como uma pedra inserida em uma mesma edificação. Sendo assim, como pedras vivas, somos “concidadãos do povo santo e membros da família de Deus”, e como sacerdotes, “por meio de Jesus Cristo, oferecem sacrifícios espirituais que agradam a Deus” (1 Pedro 2:5 NVT). Mas como ofereceremos tais sacrifícios se houverem contendas, disputas e divisões entre nós? Como louvaremos a Deus de coração sincero se mantivermos inimizades com irmãos que professam a mesma fé?
O fruto da nossa comunhão com Deus é justamente a união entre irmãos, para exaltação do Seu nome! Afinal, “juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus” (Efésios 2:20 NVT). Cristo ocupa o lugar de maior destaque, e cada uma das pedras é ajustada conforme sua posição em relação a Ele, a pedra angular. Os ensinamentos dos apóstolos e dos profetas fazem parte da estrutura basilar da nossa edificação, mas Cristo é a pedra fundamental, a pedra que sustenta toda a construção:
“NEle somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor.” (Efésios 2:21 NVT)
A expressão “firmemente unidos” remete à técnica de construção romana, em que os operários (geralmente escravos) faziam rolar enormes blocos de pedra até que se encaixassem de forma precisa umas sobre as outras. As colunas, por exemplo, aparentavam ser de peça única, mas eram compostas por segmentos de pedra apoiados um sobre o outro. Da mesma maneira, Deus está ajustando cada um de nós, cristãos, como parte do templo santo que Ele mesmo está edificando!
“Por meio dEle, vocês também estão sendo edificados como parte dessa habitação, onde Deus vive por seu Espírito.” (Efésios 2:22 NVT)