Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Leia 1 Coríntios 3:5-7

“Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.”

Apolo, como mencionado anteriormente, sucedeu Paulo na igreja de Corinto. Sua habilidosa oratória impressionou alguns cristãos da comunidade, levando à formação de facções entre eles. Alguns se declaravam seguidores de Paulo, outros de Apolo, outros ainda de Pedro (Cefas) e, outros, do próprio Cristo (leia 1 Coríntios 1:12).

Se olharmos para esses eventos numa perspectiva humana, com base no que Paulo escreveu, poderíamos interpretar que Apolo havia superado Paulo em Corinto. No entanto, tanto Paulo quanto Apolo não se consideravam rivais; pelo contrário: “Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” Ambos eram cooperadores na proclamação do Evangelho de Cristo, e eles não aprovavam nem incentivavam a formação de grupos baseados em preferências pessoais.

Quando Paulo chegou a Corinto, ele pregou onde ninguém havia anunciado Cristo antes. Depois, quando partiu para Éfeso, deixou uma igreja inexperiente em Corinto, e Apolo assumiu a responsabilidade de “regar” o que Paulo havia “plantado”. Em sua carta aos coríntios, Paulo deixou claro que ambos eram servos de Cristo, e acrescentou “Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. Paulo também se referiu a Apolo como “irmão Apolo” em 1 Coríntios 16:12 (leia), ao mencionar que ele não pôde atender ao seu pedido de retornar à igreja em Corinto.

Portanto, se nós pregarmos, assim como Paulo e Apolo, o “Cristo crucificado, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Coríntios 1:23-24) e nos considerarmos seguidores do manso e humilde Jesus, devemos caminhar humildemente diante de Deus e dos homens durante nossa peregrinação. Devemos nos esforçar para ser humildes em nosso comportamento, lembrando da nossa miserabilidade diante de Deus. Precisamos desconfiar de nós mesmos, renunciar a toda glória e atribuir glória somente a Deus. Dessa forma, evitaremos atitudes pretensiosas, ambiciosas e arrogantes, e rejeitaremos qualquer tipo de disputa e contenda entre irmãos.

“Pois se, houver entre nós inveja, contendas e dissensões, não seremos porventura carnais [assim como os coríntios], andando segundo os homens?”

(1 Coríntios 3:3)

Respostas de 2

  1. Muita coerência irmão no comentário: Eu plantei, Apolo regou e DEUS deu o crescimento. è Deus o autor e consumador de toda sua obra, tendo se manifestado nos últimos dias, por meio de seu filho JESUS CRISTO, expressão máxima da glória de DEUS (Heb. 1. 2-3) é nosso Senhor e Salvador, sustentador e provedor de toda a criação. É DEUS, quem dar o crescimento, pois neste há o proposito maior, de glorificar a Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Culto de Oração

Clamor dos Pais pelos Filhos

Reunião de Alinhamento

Projeto Abba

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!